5 de março de 2010

OS CAMPOS DE ALGODÃO ESTÃO DE LUTO/ Novo Jornal/ Luanda / 5-3-2010



Adriano Sebastião (11-8-1923/ 3-3-2010)
A morte de Adriano João Sebastião, no passado dia 3 de Março de 2010, deixa uma grande tristeza, para todos os que tiveram o privilégio de o ter conhecido, ou com ele colaborado.
Fui um dos que com ele colaborei, no fim dos anos setenta, quando vai para Lisboa instalar a primeira embaixada da então Republica Popular de Angola em Portugal.
Como primeiro embaixador de Angola em Portugal, Adriano Sebastião colocou ao serviço do País o melhor que tinha, e que era muito. De finíssimo trato, pessoa solidária, reservado q.b., politicamente coerente, com fortes convicções anti-colonialistas, que lhe valeram o degredo e a prisão, e acima de tudo portador de um grande carácter, conseguiu impor serenamente o respeito a todos os seus subalternos, colaboradores e até a pessoas com divergências ideológicas profundas.
Profundamente ligado à Igreja Metodista de Angola, o seu empenho cristão marca o seu quotidiano de vida, e a sua relação serena com a sociedade.
Já há uns tempos, na minha coluna semanal tinha feito um artigo sobre Adriano Sebastião, a propósito do seu livro, editado no início dos anos 90, “Dos campos de algodão aos dias de hoje”, que acaba por ser um instrumento indispensável, para o estudo do que foi a resistência anti-colonial nos anos 40 e 50, na região rural de Kalomboloca, Cassoneca e Catete.
Sabia-o muito fragilizado nos últimos anos da sua vida, felizmente longa, e acompanhado com grande dedicação pela sua esposa, D. Hermengarda, e suas filhas, Isabel (Tinha), Luzia (Gy), Ana Paula e Adriana (Didi), que me apresto a apresentar sentidos pêsames.
Nesta hora triste, Kalomboloca vê perder um dos seus filhos ilustres, e Angola despede-se de um cidadão impoluto, e um dos muitos que obstinadamente lutou para fazer este País.
Fernando Pereira
4/03/2010

"O GOLO" /Ágora /Novo Jornal/ Luanda/ 5-3-2010



De vez em quando, tenho fases de misantropia assumida. Nessas alturas, faço sempre coisas diferentes, e tanto quanto possível em locais irrepetíveis. Há um denominador comum nesta fase, para além da irascibilidade, que é a de não dispensar a releitura dos Cantos de Maldoror, obra “que nos ensina a voar sobre o abismo”, do Conde de Lautremont, um francês de nome Isidore Ducasse, nascido no Uruguai em 1846, e falecido em Paris em 1870.
Tenho sentido uma inquietude incomum, que será passageira, e nesses momentos para não vasculhar as ideias, vou desarrumar armários, baús e estantes onde possa encontrar algo de tangível que me faça sair de períodos de torpor prolongados.
Reencontrei nas minhas buscas, uns exemplares da “Revista Golo”, que em Novembro de 1987, representou o primeiro esforço de se fazer uma publicação graficamente apelativa, simultaneamente informativa e com objectivos formativos interessantes sobre a cultura física e o desporto em Angola.
Superiormente dirigida por Gustavo Costa, que me substitui melhoradamente, enquanto director do CNDI da então Secretaria de Estado dos Desportos, dos tempos entusiasmantes do Ruy Mingas, a “Golo” tornou-se o primeiro elo editorial da lusofonia, no plano da educação física e desportos.
A revista era excelente, com o malogrado Alexandre Gourgel, Luís Costa e Miguel Correia Filho na redacção, Miguel Magalhães e Carlos Lousada na fotografia. Dos colaboradores permanentes, o saudoso Matos Fernandes, Paulo Murias, Helder Moura, Arlindo Macedo, Aguiar dos Santos, Américo Gonçalves, Severino Carlos, Raquel Grácio, João Madeira , Graça Campos e eu próprio.
Colaboradores “internacionais” era o Luís Fernando em Cuba, o saudoso amigo e enorme jornalista português Carlos Pinhão, o prof. António Sousa Santos, o prof. Manuel Sérgio e a extraordinária professora brasileira Drª Maria Licia Marques, que foi a minha companhia quase permanente, quando eu debutava no Congresso da IASI, nessa circunstância em Bucareste em 1981.
Vou provavelmente em futuras crónicas, tentar mostrar o que foi o dealbar do desporto angolano no período que se seguiu à independência, e as razões que permitiram que o basquetebol e o andebol, tenham sido campeões crónicos em campeonatos africanos, e com participações meritórias nos campeonatos do mundo e jogos olímpicos.
Resumidamente, o que se pode dizer é que a opção por estas modalidades corporizada pelo Ruy Mingas, e partilhada por todos os quadros superiores e responsáveis da SEEFD de então, deu os resultados esperados, apesar de haver tentativas, que nalguns casos tiveram protagonismos soes, na defesa do “colocar tudo no cesto do futebol”.
Só o facto de haver uma política desportiva definida, alicerçada num projecto político em que a cultura física e o desporto fossem determinantes na educação do jovem, e simultaneamente que servissem para a afirmação de Angola como nação num contexto internacional, ao tempo adverso, em relação à nada Republica Popular de Angola, permitiu que ainda hoje se prolongue com êxito o trabalho então encetado e tantas vezes vilipendiado.
Voltarei a este tema, e foi bom estar assim como que emocionalmente fragilizado, para ler “o Golo” que se metia de três em três meses, nesses anos oitenta de tanta ausência e simultaneamente de tanto empenho.
Já agora, o “Golo” nada tem a ver com os “Cantos de Maldoror”, indispensável livro de cabeceira de há trinta anos a esta parte.

Fernando Pereira
28/2/2010
Related Posts with Thumbnails