1 de março de 2008

Morreu quem nunca feriu a sua terra/ Novo Jornal /Luanda








O que retenho de Joaquim Pinto de Andrade, influenciado por amigos comuns e de encontros fugazes, é que era uma pessoa de um enorme humanismo, lúcido na análise da evolução da sociedade angolana nos últimos 50 anos, extremamente loquaz e sem manifestar ressentimentos significativos por alguém, tendo em conta o seu percurso político, desde os primórdios das organizações anti-colonialistas aos dias de hoje.
Estava a matutar no que havia de escrever, e de relance no escaparate dos livros na minha casa encontro um livro, já amarelecido pelo tempo, editado pelo advogado Mário Brochado Coelho: “Em defesa de Joaquim Pinto de Andrade”,Tribunal Plenário Criminal de Lisboa-4º juízo criminal/ Procº44/70.
Conforme relatos da época, este julgamento, foi acompanhado com particular atenção por imprensa e associações cívicas europeias e africanas, tendo em conta o prestígio do então Padre Joaquim Pinto de Andrade. Eram “companheiros” no julgamento, os angolanos Álvaro Santos, Raul Feio, Coelho da Cruz, Diana Andringa, Garcia Neto, Rui Ramos, Ferreira Neto e Fernando Sabrosa.
A acusação era assente numa insinuação soez, e logo se disponibilizaram pessoas de quadrantes ideológicos, profissões e actividades diferenciadas, a testemunhar a favor de Pinto de Andrade. Embora com as limitações inerentes à prática dos tribunais plenários, foram enviados por inúmeras igrejas europeias, advogados para assistir ao julgamento.
Tudo isto, aliado a um conjunto de encómios diversos atribuídos por organismos internacionais, ao longo da sua vida, é o facto de Joaquim Pinto de Andrade ter sido um dos símbolos importantes da luta pela independência de Angola. Neste momento, em que assistimos ao seu desaparecimento, aumenta em muitos de nós, a vontade de conhecermos um período de Angola em que ele foi protagonista, passando agruras várias, por defender um primado de não violência, numa sociedade de estratificação racial bem marcada, inerente a uma exploração económica onde a regra era a extorsão visando o lucro a qualquer preço, em que a palavra dignidade era espezinhada até no quotidiano mais pueril.
Quando desaparece Pinto de Andrade, Gentil Viana, Hugo de Menezes, Eduardo dos Santos, Eugénio Ferreira, António Cardoso, Henrique Abranches, Mário António e tantos outros, vemos partir pessoas que nos legariam testemunhos importantes para fazer a história contemporânea de Angola, que vai sendo sucessivamente adiada e reescrita ao sabor de conveniências circunstanciais.
Aproveitando, quero também deixar aqui uma pequena referencia, ao recente falecimento do engenheiro Paiva de Sousa.
Faço-o aqui, porque sei da estima recíproca, e porque o Paiva de Sousa foi uma pessoa que no tempo colonial, colocando em risco a sua família e os seus bens, apoiou sempre os presos políticos angolanos, dando-lhes sempre emprego na sua empresa (SIGA), e acompanhando os seus familiares, quando estes se encontravam nos calabouços do colonialismo.
Desapareceram dois homens bons, e aguardamos, que a sua justificada homenagem não seja atirada para as calendas gregas, como tem sido um mau hábito na memória colectiva no nosso País.

Fernando Pereira 25/2/08
Related Posts with Thumbnails