24 de dezembro de 2008

Angola, os Brancos e a Independência/ Ágora/ Novo Jornal-Luanda 23/12/08



Desde há um mês que sabia, que o trabalho académico, de alguns anos, de Fernando Tavares Pimenta estava disponível nas livrarias, numa edição da magnífica “Biblioteca das Ciências Sociais”, da Editora Afrontamento.
A obra, “ Angola, os Brancos e a Independência” é o trabalho de tese de doutoramento em História e Civilização, apresentada em Florença em 2007, e surge no contexto de outros trabalhos, já aqui referidos, como os “Brancos de Angola- Autonomismo e Nacionalismo 1900/1961”, editado em 2005 pela Minerva /Coimbra, e outro em que revela a probidade intelectual de Adolfo Maria, no livro da Afrontamento “Angola no percurso de um Nacionalista” (2006).
Esta trabalho recente de Fernando Pimenta, é de um enorme rigor, numa bem conseguida recolha no campo documental e com recurso a muitos depoimentos de pessoas ideologicamente matizadas de forma diferenciada, o que lhe confere uma extraordinária verosimilhança.
Percorre todas as múltiplas tentativas emancipalistas ao longo do século XX, desde as que foram ocorrendo nos primeiros vinte anos do século, particularmente nas disputas entre as proeminentes associações corporativas de colonos de Luanda e do Sul de Angola, onde se destaca a de Benguela, situação que vai sendo repetida ao longo do século até ao eclodir da luta armada.
O colonialismo de Norton de Matos (sobre este assunto, saiu um recomendável livro de Maria Alexandre Dáskalos, editado pela Minerva, muito recentemente), a presença das lojas Maçónicas, as associações comerciais e industriais em determinados contextos de colonos mais arreigados a lutarem por um certo autonomismo, as relações com o clero, nomeadamente Manuel Alves da Cunha e o Cónego Manuel das Neves, a “fermentação” da FUA, a Sociedade Cultural de Angola, a Liga Africana, as edições Imbondeiro, foi tudo escalpelizado neste brilhante trabalho.
A presença de brancos, no contexto dos movimentos de libertação, onde a versão “comicieira” não coincidia com a praxis quotidiana na fase de luta, ou na fase de transição para a independência, merecem uma reflexão cuidada por parte do autor. Não deixa Fernando Pimenta de contextualizar alguns movimentos de brancos, que se foram sucedendo visando a rodezialização de Angola em diversos períodos, nomeadamente nos anos 60, e particularmente nos meses que se seguiram à eclosão do 25 de Abril de 1974 em Portugal.
Seria fastidioso, e provavelmente fautor de opiniões dispares, se viesse para aqui comentar o livro, como uma obra política de circunstancia. A realidade é que estamos perante uma obra académica, de um assunto que merece cuidado, e hoje com cada vez mais actualidade e necessidade de discussão, sustentada por factos concretos, e não por arrufos, êxtases ou oportunismos pontuais.
Este livro não especula, assenta em factos e não será alheio a circunstancia do autor, ser um jovem académico brilhante, nascido em 1980, português, sem relação alguma com África, e que fez uma opção clara no seu percurso de investigação.
Este caso, não é virgem no domínio da história e ciências sociais da língua portuguesa, onde encontramos jovens doutorados, ou investigadores como Cláudia Castelo., Valentim Alexandre e Margarida Calafate Ribeiro entre outros, que com a introdução de novas tecnologias na investigação, com a reabertura de arquivos diversos, e com a distancia física e emocional de acontecimentos, permitem dar-nos um olhar novo, e mais realista de um tempo que vivemos com muito entusiasmo, mas também por vezes com diminuída clarividência.
Ao Fernando Tavares Pimenta, como angolano, tenho de lhe agradecer este excelente contributo que dá ao meu País, porque de facto vem ajudar-nos a discutir identidades e olhares, que por vezes não estamos muito habituados, talvez por força de algo de extraordinário que temos, que é o de sermos sempre desenrascados perante o enrascanço quase permanente, mesmo no nosso convívio quotidiano “amargo e doce”.
Um livro a adquirir com carácter de prioridade.

Fernando Pereira
24/12/08

Ouvi dizer, que há países onde se gasta dinheiro para emagrecer!


Fazer um artigo sobre o ano que passou, por muito mau que o ano tivesse sido, é significativamente melhor que fazer um artigo sobre o ano que aí vem.
O ano de que estamos prestes a ver como passado, vai ser um ano cheio de efemérides daqui por uns anos, e cá estarei seguramente, para as referir se acaso algumas confirmarem, as mudanças prováveis de um futuro próximo.
Dando uma volta por Luanda, continuamos a assistir a mais um ano em que se fala de muita construção civil, mas não se consegue ler, ver ou ouvir em algum lado gente a falar de esgotos, seu tratamento e conservação. Sobre isto lembro-me da irritação de um amigo meu, que era presidente de câmara de uma cidade , que dizia que os “presidentes de junta só falam em enterrar dinheiro, pois pedem sempre esgotos”, ao que ele respondia, “peçam coisas cá para cima, coisas que se vejam, agora esgotos ninguém vê nem dá votos!”
Se conseguirmos que uma pequena parte dos projectos de arquitetura ousem ser construídos, a cidade só conseguirá ser mais feia e insalubre para a vista, e para o habitar das gentes. Continuou-se a imitar o desordenamento urbano colonial, construindo megatéreos envidraçados, verdadeiros atentados ao ambiente, já que nada tem a ver com as características do clima, e com a prodigalidade da exposição solar.
A manter-se o quadro de crise internacional dos fundos, algo que me faz sorrir, pois a maior parte da população mundial viveu sempre com os fundos das panelas vazios, vamos assistir a uma crise sem precedentes, pois tudo o que sucedeu, não foi nada que já nem tivesse acontecido noutras alturas, e sempre Angola se saiu mal desses períodos.
Se fosse nos tempos do “caminhar seguro para o socialismo”, teríamos que arranjar a sigla anual que emulasse as pessoas na “vitória na batalha da produção”, e atrever-me-ia a colocar o “Ano em que estivemos em parte nenhuma”, título de uma obra sobre a experiencia africana de Che Guevara, que poderá ser o que acontecerá a nível mundial no ano de 2009.
A eleição de Barak Obama nos EUAs, tem uma marca de extraordinária relevância no quadro das referencias para o futuro, num mundo onde o racismo tenderá a esbater-se, e a ser cada vez mais desejavelmente uma coisa para a antropologia estudar. Quanto à sua política tenho naturais reservas, pois apesar de algumas boas intenções não vejo meios e condições objectivas para alterar muito nuns EUA, que procuram com políticas diferenciadas, reabilitar a sua imagem de liberdade e de defesa dos direitos do homem, características basilares do seu quadro constitucional.
Vamos deixar 2008, com eleições feitas e em 2009 lá virão outras, que julgo não irão alterar o quadro geral da orientação política do País, e qualquer alteração a nível económico, será sempre ditada pelas vagas sucessivas da maré vazante das economias mundiais.
Escolhi para vos dizer até para o ano a foto do final de “Tempos Modernos”, um filme de Charlie Chaplin, que pode ser premonitório de alguns tempos que aí vem, e que é sobre tempos seguintes ao crash de 1929. Esta cena de Charlie Chaplin e Paulette Goddard no filme de 1936 (Modern Times) é uma das mais emblemáticas da história do cinema.

Fernando Pereira

17/12/08

Quando chegam os reis Magos?



Foi há uns anos na LAC que o meu amigo Orlando Rodrigues, quando confrontado com a pergunta sacramental, sobre o que desejava para os angolanos no Natal, ele terá dito que com os números alarmantes de HIV /SIDA, com a quantidade de desnutridos, com a insegurança, enfim com tudo que eram desgraças era difícil desejar um bom Natal às pessoas.
Óbviamente que o tempo passou, já que isto foi dito num contexto em que já se tinha medo do dia seguinte, em tempos que se dizia que a “Angola de hoje é melhor que a de amanhã e a de depois de amanhã será bem melhor que a de ontem”, mas prevalecem algumas realidades confrangedoras, que me inibem de ser um “natalista” optimista.
Eu não gosto do Natal, melhor não gosto do que comummente é designado pelo “espírito natalício”, um estado de espírito algo esquisito, em que todos sentem que devem fazer uma boa acção, ou um conjunto de boas acções, assim como os seguidores de Baden Powell vão tentando fazer uma vez por dia, como forma de catarse para expiar pecadilhos diversos, feitos durante o ano.
Sinceramente, eu gostava muito mais do “Dia da Família”, dos tempos de um socialismo a caminhar pesadamente para o científico, do que gosto da época do Natal, destes tempos de capitalismo emergentemente pujante e criativamente hipócrita.
Ver uma árvore decorada com enfeites na Assembleia Nacional, é o topo do kitsch que tem sido o quotidiano da Luanda actual, que curiosamente me mereciam comentários do mesmo tipo, que o escritor português António Lobo Antunes fez da sociedade luandense na antecâmara do finar do colonialismo, em livros como “Os cus de Judas”, “ as Naus” ou nas suas cartas de guerra no “D’ este viver aqui neste papel descripto”.
Lembro-me do Natal no Uíge, onde vivi a minha meninice, e recordo-me de ter em casa uma árvore de folhas postiças de plástico, polvilhada de algodão hidrófilo, a tentar ilustrar uma coisa que só muito mais tarde vi, que era a neve, com uma série de penduricalhos a imitarem anjos, camelos e reis magos. Parece que era hábito as coisas postiças, pois nos anos sessenta, uma das coisas que muito dinheiro deu a ganhar a Horácio Roque foram as cabeleiras, com que se passeavam as senhoras da burguesia colonial, nos sítios in da cidade ao tempo, o Clube Naval ou o Clube de Caçadores entre outros lugares badalados.
Podia mesmo continuar aqui a debitar mais um conjunto de argumentos, para mostrar que esta festa de solidariedade tem muito pouco, e que nem a figura do Pai-Natal obeso, com destacada proeminência ventral, contrariando todas as recomendações de nutricionistas e endocrinologistas, consegue transmitir a bonomia generalizada que se pretende da época.
O Pai-Natal, que secundarizou o vetusto “menino Jesus das palhinhas”, foi “usurpado” com grande eficácia para todas as partes envolvidas, a uma globalizada marca de refrigerantes e acabou por fazer entrar o “espírito de Natal” entre judeus, muçulmanos, budistas, agnósticos e por aí fora, ficando apenas para os católicos como S. Nicolau. Um bom negócio para todos!
Como indefectível adepto do FC do Porto e do 1º de Agosto, ouso encerrar um artigo sobre o Natal, com a provocação de que a semelhança entre o Benfica e o Pai Natal é que ambos são vermelhos, aparecem uma vez no ano e só os parvos acreditam neles.
Um Bom Natal a todos que gosto todos os dias!


Fernando Pereira
Related Posts with Thumbnails