9 de julho de 2016

ADIVINHA QUEM VEM PARA JANTAR! / Ágora / Novo Jornal / Luanda 9-7-2016




ADIVINHA QUEM VEM PARA JANTAR!
Talvez a maioria das pessoas desconheça que o filme “Adivinha quem vem para jantar”(1967), premiado com dois  Óscares da Academia em 1968 acabou por ver autorizada a sua projeção no Restauração, depois de múltiplas tentativas das autoridades coloniais para que o publico luandense não o visse. 
Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um casal da média burguesia americana, fica chocado ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média o que transforma o trama numa comédia de forte componente antirracista.
Nos Estados Unidos que saiam de uma violenta luta pela igualdade dos direitos raciais, este filme acabou por marcar um ponto de viragem no elitista cinema de Hollywood, pois leva para o grande ecrã uma relação que ao tempo tinha tudo de promíscua e fora do status quo vigente.
Em Angola a incomodidade do tenente-coronel Koch Fritz, o Torquemada da governação colonial era evidente, perante a celeuma que pudesse eventualmente surgir da apresentação do filme e foi adiando a decisão para que “de Lisboa houvesse alguma ordem”. A verdade é que o filme, apesar de truncado nalgumas passagens, passou no “Monumental” em Lisboa e foi um grande êxito de bilheteira, porque tinha ganho óscares e porque era uma revelação ver um romance e um beijo apaixonado entre um negro e uma branca no ecrã, numa sociedade fechada e organicamente racista.
Num diálogo no próprio filme lembra que o casamento entre pessoas de raças diferentes era proibido em 17 estados dos Estados Unidos, e acresce a isso lembrar que só em 1964 (três anos antes da estreia mundial do filme) durante o governo de Lyndon B. Johnson, foi aprovado o Civil Rights Act que proibiu a discriminação contra minorias raciais, étnicas, nacionais e religiosas.
O filme lá esteve discretamente a passar, com cortes que sacrificaram não só a sua qualidade, como também a própria história. Um beijo apaixonado e longo entre os atores provocou a ira do Ku Klux Klan, que motivou desacatos e invectivou espectadores em vários cinemas nos EUA. O público de Luanda não viu muitas das cenas que “chocariam a comunidade local”, e admito que foi um alívio do CITA quando o filme saiu do ecrã do cinema da Avenida do Hospital.
Já que se fala em filmes e cinemas, resolvo trazer à liça uma situação e que tem a ver com o abandono das salas de cinema do tempo colonial ou a sua transformação para outras atividades que nada tem a ver com o que fim para que foram edificados.
Nas redes sociais, e nalgumas conversas de gente que andará pelos sessenta, todos vão vivendo com saudade os tempos em que frequentaram esses cinemas, e olham com muita tristeza para o seu abandono, a sua adaptação a outras atividades ou a sua demolição.
Percebo as pessoas que gostavam da esplendorosa esplanada do Miramar, do Avis (Karl Marx), Império (Atlântico), Kipaka, N’Gola, S.João, Kilumba, Tivoli, S. Paulo, Tropical, Restauradores, Nacional, Colonial, etc., isto em Luanda, para depois falar do Flamingo no Lobito, Ruacaná no Huambo, Arco-íris no Lubango, Moreno no Uíje, N’gola no Namibe, o Nimas no Lobito, e tantos outros. As pessoas não tinham TV, os hábitos eram outros, as pessoas ao tempo eram jovens, e o cinema mais que um local para ver filmes, era um sítio onde alguns setores da burguesia se encontravam como um outro local de sociabilidade. Esse tempo acabou e hoje restam as ruinas e as recordações, por isso é ridículo que se comente o estado degradante a que a maior parte dessas estruturas chegou, apelando a que voltem a ser cinemas. Faça-se alguma coisa delas, isso sim, para que deixem de ter um aspeto desolador.
Já perguntei a alguns “indignados” no exterior que vociferam contra as autoridades por terem abandonado os cinemas, quantos estão em funcionamento em Lisboa ou no Porto dos que existiam em 1974. Talvez ajude que de 54 salas de cinema em Lisboa no ano de 1974 estão abertos dois cinemas, o S. Jorge (pertença da autarquia de lisboa, e dividido em várias salas) e o Satélite, contíguo ao antigo Monumental!
É absolutamente justo que se acabe com esta onda de “indignação” e que se guardem as energias para outros movimentos cívicos com mais enfoque na atualidade.
Recentemente saiu um livro de Miguel Hurst e Walter Fernandes sobre as salas de cinema de Angola em que tiveram a prestimosa ajuda das arquitetas Maria João Grilo, Paula Nascimento e Maria Alice Correia.
A obra é graficamente muito rica e muito interessante no seu conteúdo, e revela o trabalho extraordinário de uma plêiade de arquitetos que permitiram que se fizessem salas de espetáculos de excelência, que tivesse havido investidores com rasgo, mas que a voragem do tempo tornou-as em edifícios que jazem a aguardar tempos novos para outras utilizações.
E começou isto com o “Adivinha quem vem para jantar” !

Fernando Pereira

4/7/2016
Related Posts with Thumbnails