11 de agosto de 2008

Ensaboadela / Ágora / Novo Jornal / Luanda 9-8-08



Dessei porque razão o faço, mas hoje estou com um irreprimível desejo de passar uma esponja por muita coisa, porque a não o fazer corria o risco do “sapateiro ir além da chinela”.
Quando falo em esponja, sugeriu-se-me a ideia de falar do sabonete “Lifebuoy” , essa verdadeira instituição que a Lever lançou no mercado no dealbar do século XX, e que se assumiu como um dos símbolos perenes de uma globalização, que sobrevive com sucesso nos dias de hoje.
Foi o primeiro a definir-se contra qualquer tipo de CC, como se pode ver em inúmeros anúncios nas décadas de trinta e quarenta, do tempo em que quando alguém falava do Kinaxixe, era da sua lagoa e da sua enorme Mafumbeira, a título de exemplo. Convenhamos que CC nada tinha a ver com aquilo que vamos conhecendo com os inerentes contornos político-partidários, mas no caso do Lifebuoy era apenas o apelo ao fim do CC, que é nem mais nem menos que o “cheiro a corpo”.
No seu primeiro anúncio radiofónico, tinha uns verso cantado em brasileiro que dizia isto:”Quando chega o verão/ e aperta o calor, / transpira-se tanto/ que é mesmo um horror/Para então se manter/ o asseio corporal, / é preciso se usar/ um sabonete o asseio corporal, e batatal./ É mesmo o tal, não tem rival/ é um herói:/ Lifebuoy, Lifebuoy!”.Isto é coisa aí para os anos 30, nos tempos áureos da rádio.
Bem, o Lifebuoy marcou todas as gerações do século XX, e de facto no nosso País tem sido perpetuado ao longo de mutações económicas, políticas e sociais bem diferenciadas, apesar de circunstancialmente os protagonistas serem os mesmos, até mesmo na diversidade total, mas jamais na adversidade.
Como estamos a falar de sabonetes e correlativos, e de um especificamente cor de laranja, o que lhe dava algumas características muito peculiares de não-alinhamento a determinadas cores de modas, prefiro mesmo continuar a enaltecer as características do anti-CC Lifebuoy.
Este ousado sabonete que foi por mim usado no corpo e que em determinados momentos usei em tudo, desde roupa a louça ou chão, emergiu como um factor de enorme unidade, pois este sabão cor de laranja, de odor intensíssimo e inigualável, comprava-se em qualquer parte do mundo, pois a Lever não brincava em serviço e expandiu-o por todos os cantos e por alguns menores encantos.
Hoje em Angola, os indianos, não sei se já com tiques de cidadãos de potencia emergente, no quadro do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), decidiram vendê-lo também de azul e branco, o que de certa forma retira alguma “legitimidade” ao Lifebuoy, mas são os ditames do mercado a exigir novas dinâmicas, como agora é frequente dizer-se, mesmo que muitos nem nunca tenham ouvido falar em Keynes, Adam Smith e talvez em Marx (Deste alguns devem ter ouvido falar, ou a bem dizer falaram em tempos idos demais dele!!!)
Voltado ao sabonete, que passa a vida a saltar-nos da mão enquanto molhado, pelo que é conveniente ter alguns cuidados supletivos, posso afiançar que este Lifebuoy, para além do facto incomodativo de fazer arder nos olhos, é um excelente anti-séptico, e de excelente qualidade para limpar o corpo de transpiração e odores.
Talvez não seja o odor da moda, mas convenhamos que a sua embalagem exterior vai-se mantendo mais ou menos igual desde os tempos em que apareceu, em que logo foi um sucesso comercial.
Desculpem-me, eu hoje ter-vos dado esta ensaboadela, mas sinceramente preferi mesmo falar disto, pois acho que de quando em vez, temos mesmo que colocar algo, para que o resultado de passar a esponja sobre determinados conceitos de desenvolvimento tenha um resultado mais eficiente, nem que seja em benefício próprio.

Fernando Pereira 1/08/08
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