29 de novembro de 2007

Serviço Militar a obrigar!


Meus caros
Não venho para aqui para disputas...Se as quisesse procurar bastava-me entrar em certos locais e dizer uma "frase assassina" e estava a coisa montada...Estou aqui para opinar e aceitar as opiniões, que na maior parte das vezes divergem das minhas...
Eu quando falei do canto IX dos Lusíadas não quis falar dos velhos do Restelo, que acho que está no canto IV, mas sim na descrição de certos actos pecaminosos, e daí a Igreja sempre ter olhado com enorme desconfiança a maior peça literária da língua portuguesa...
Vou-vos reproduzir uma coisa engraçada de um poeta português que poucos conhecem e que se chama Mário Henriques Leiria....
"Torah
Jeová achou que era altura de pôr as coisas no devido lugar. Lá em cima acenou a Moisés.
Moisés foi logo, tropeçando por vezes nas lajes e evitando o mais possível a sarça ardente.
Quando chegou ao cimo, tiveram os dois em conferencia, cimeira, claro.A primeira se não estou em erro.
No dia seguinte Moisés desceu. Trazia umas tábuas debaixo do braço. Eram a Lei.
Olhou em volta, viu o seu povo aglomerado, atento, e disse para todos os que estavam à espera:
-Está aqui tudo escrito. Tudo è assim mesmo e não há qualquer duvida. Quem não quiser que se vá embora. Já.
Alguns foram
Então começou o serviço militar obrigatório, e fez-se o primeiro discurso patriótico.
Depois disso é o que se vê"

Um abraço
Fernando Pereira

A Liberdade e a Frescura


Meus caros..isto são pequenos exemplos para o debate, e alguns deles nem são da minha lavra.....O Conselho das Igrejas Sul-africanas declarou-se indignado com o apelo do Vaticano, , para que os católicos contaminados pelo vírus da sida renunciem ao uso do preservativo.
«Estou chocado e desgostado com a Igreja católica», afirmou o padre Joe Mdhlela, porta-voz do Conselho, referindo-se ao apelo do Vaticano contra o uso do preservativo, justificado por razões de índole moral.

Mdhlela sustentou que na perspectiva do SACC, incluindo os representantes da Igreja Católica que o integra, o Vaticano não está a tomar em consideração «as realidades do mundo». «Existem provas médicas indiscutíveis de que os preservativos podem ajudar a salvar vidas», sublinhou.

«A HIV/sida é uma pandemia, e a nossa convicção é tudo fazer para salvar vidas e conter a propagação da doença», acrescentou.

JP2 esteve 25 anos no cargo mais importante da ICAR, proclamou 476 santos e 1314 beatos enquanto os seus antecessores, todos juntos, se ficaram por 300 canonizações e 1310 beatificações.
Sabendo-se que a sua principal ocupação foi rezar e dar conselhos sobre moral, fica-se estupefacto com a produtividade deste emigrante polaco que criou ainda 232 cardeais.
Se não fossem os esforços despendidos a combater o preservativo, e a promover a castidade poderia ter ido ainda mais longe nesta onda de santidade.
Percorreu uma distância equivalente a quase 29 vezes a volta à Terra e quase três vezes a distância entre a Terra e a Lua, a promover a ICAR e a espantar o demo.

«O Estado também não pode ser ateu, deísta, livre-pensador; e não o pode ser, pelo mesmo motivo porque não tem o direito de ser católico, protestante, budista. O Estado tem de ser céptico, ou melhor dizendo indiferentista.»
(Sampaio Bruno, in «A Questão Religiosa», 1907)
Eu não sou detentor da razão, já aqui foi provado, e por pessoas que duma forma séria contestam as minhas opiniões...Gosto de debates...e que eles sejam protagonizados por pessoas com argumentos convincentes que me façam calar em determinada altura, o que prova que o debate está a ser conseguido com uma carga argumentativa assente em conhecimentos fundamentadamente científicos.
Não pretendo discutir ou beliscar a fé das pessoas, por muitas coisas que vá vendo e que não acredito...Eu suporto-me em factos históricos.
Acho que quem leu a minha introdução no texto sempre me ouviu falar de homens..Não falo de divindades, nem ataco a religião católica...Ataco pessoas que em determinados momentos se apropriaram da Igreja, essa sim, actor principal da história dos últimos dois mil anos!!
Não sei se leram o ultimo parágrafo da introdução ao texto onde elogio João 23, PauloVI, D. Helder da Camara, o Bispo de Nampula, podendo acrescentar D. António Ferreira Gomes, D. Eurico do Nascimento,"Os padres brancos" de Moçambique, Felicidade Alves, Mário de Oliveira, Cónego Manuel das Neves, Padre Joaquim Pinto de Andrade, Desmond Tutu e tantos outros que foram vozes incómodas da Igreja e dos regimes totalitários a quem a Igreja prestava subserviencia.
Não peguei no Canto IX dos Lusíadas para ilustrar o que quer que fosse, não peguei em Alberto Caeiro (heterónimo de Pessoa) como “menino desceu à terra", nem peguei nas versões de Alberto Pimenta para ilustrar o que quer que fosse!! Nem sequer fui ao ponto de pegar nos "Ballett Rose" descritos na Time em 1967.
Eu procurei criar um tema em que se discutisse, em que se tornasse possível saber que há gente que talvez não pense segundo determinados padrões quase comuns, e que se possibilitassem novos debates sobre coisas que são o nosso quotidiano, ou que de certa forma foram o nosso quotidiano...nalguns casos de mistificação histórica!!
Por exemplo alguém sabe quanto custou o reconhecimento papal pela independencia de Portugal?? E quando Portugal pagou simultaneamente ao Papa de Roma e Avignon para que as fronteiras fossem determinadas, ao contrário do que fez Castela que só pagou ao Papa de Roma!!...Como foi a verdadeira conquista de Lisboa aos mouros???...São pequenos detalhes que importaria serem conhecidos, caso alguém quisesse!!
Porque é que a carta do achamento do Brasil de Pero Vaz de Caminha chegou a Portugal truncada???
Pequenos detalhes...e por tudo isso não vale a pena pegar nas palavras dos outros e desconstrui-las, vale a pena sim apelar a algum cartesianismo discursivo para podermos discordar no factual e não na pequena trica subjectiva, sempre mais fácil..mas que não leva a lado algum!!
Um abraço
Fernando Pereira
Related Posts with Thumbnails