26 de junho de 2009

O LIVRO DO LICEU ESTÁ AÍ!

Diagnósticos/ Ágora/ Novo Jornal/ Luanda 26-06-09






Em Londres até à chegada de Murdoch à imprensa, a maior parte dos jornais estavam na Fleet Street, que marca o inicio da City londrina, o lugar mais importante da finança internacional. Foram entretanto deslocalizados para a periferia de Londres, e Fleet Street perdeu a aura doutros tempos, em que os jornais ainda se mantinham por amor à camisola por parte dos seus proprietários, jornalistas e tipógrafos. Não vou aqui perder muito tempo com isto, mas de facto em Luanda a rua rainha Nzinga, a partir do edifício da Bolsa, marca o inicio da Fleet Street angolana, pois acaba por ser o local onde se encontra a imprensa escrita de referência em Angola.
Tudo isto vem a propósito, de eu ter visto numa revista de um jornal que sai no mesmo dia do Novo Jornal, algo que me deixou completamente desconcertado. “Realizado por 3XU produções e por LS-republicano, o concurso que vai eleger a Garota Nacional Bumbum Dourado já teve três eliminatórias Benguela, Namibe e Huila”. Com algumas fotos, a maior parte delas de “traseira”, mostra a grande vencedora, também fotografada por “trás”, uma tal Iracema Bernardo, de Benguela que recebeu um cheque de 10.000 dólares. Desculpem mesmo qualquer coisinha, mas há aqui algo que não bate a bota com a perdigota, pois é degradante demais este espectáculo e acima de tudo que seja publicitado, ainda que de uma forma envergonhada. Tudo que é mesmo degradante e mau começa sempre de forma envergonhada, mas quando nada se opõe, o inverso é que passa a ser envergonhado. No tempo da independência, na sequência da luta de libertação, uma das causas mais caras a todos, passava pela emancipação e dignificação da mulher, mas como se foram perdendo alguns valores pelo caminho, desapetece-me alinhar com os que promovem até à saciedade os “bombons nas bumbuneiras de ouro”!
Passeando pelo ex-Bairro do Cruzeiro, hoje Bairro das colónias, ou das ex-colónias(??), continuando sem perceber muito bem porque mudaram o nome ao bairro, vejo com perplexidade numa esquina com a Rua da Guiné, uma placa que mostra a forma amadora, quiçá mesmo displicente, como se tem revisto a toponímia da cidade. Há uma placa recente, portanto a estafada desculpa pelo facto de se terem esquecido da placa da toponímia colonial, que diz textualmente Rua da Índia e entre parênteses a singularidade de Estado da Índia Portuguesa.
Socorrendo-me do Novo Roteiro de Luanda de 1964, sobre essa rua diz o seguinte: “Liga a Rua de Massangano à Rua de Moçambique” (2 colónias!!!). “Em homenagem à nossa Índia Portuguesa, descoberta por Vasco da Gama, em 20 de Maio de 1948 e campo de façanhas épicas praticadas por destemidos heróis, como D. Francisco de Almeida, D. Afonso de Albuquerque, Nuno da Cunha, António da Silveira, D. João de Mascarenhas, D. João de Castro, etc. Em Dezembro de 1961, foi-nos arrebatada pelo feroz e estúpido chacal da União Indiana. Não tardará porém o dia em que esta parcela da Pátria, tão regada com o sangue lusitano, volte ao redil nacional”
Por tudo isto, continuo a achar que a toponímia da nossa cidade capital mereceria mesmo uma discussão, e talvez fosse mesmo um tema que permitisse afirmarem-se sinergias que mobilizassem pessoas para os desafios que se colocam ao futuro de uma cidade com um identitário próprio, desejavelmente diferente do actual, mas com a necessidade de fazer prevalecer a simultaneidade de uma matriz africana e crioula de Luanda.
Desculpem hoje estar algo irascível, e colocar aqui alguns detalhes que podem ser de temas fracturantes, mas a realidade é que estou com tanta auto-estima que não sei se aguento.
Fernando Pereira
14/6/09
Related Posts with Thumbnails