20 de março de 2009

IIª JOGOS DA ÁFRICA CENTRAL / A maior organização desportiva de sempre em Angola! III/ Ágora / Novo Jornal -Luanda 20-3-09



De facto o que se assistiu foi quase que um terramoto organizativo, pois conseguir comida de qualidade, para atletas na Luanda daquele tempo era quase uma miragem, eliminar burocracias instaladas para se conseguir descarregar no porto ou no aeroporto de Luanda produtos, materiais, equipamentos, enfim tudo o que era preciso e que não se encontrava no país, que vivia à mingua por causa da queda brusca do petróleo na economia mundial (Acho que temos filme de reprise!), tudo era urgente para que os jogos começassem no dia aprazado, já que tinham sido adiados um mês em circunstancias que nunca me pareceram as mais verosímeis, mas isso é outra história.
Receber gente, alojar atletas, providenciar transportes para jogos e treinos; Acomodar dirigentes, árbitros, alimentar fantasias diversas, montar um esquema de segurança que impedisse qualquer acto de guerrilha urbana, ou algum desacato sem importância, que possibilitasse a notícia que os jornalistas que vivem da especulação esperavam ansiosamente dar, foi uma tarefa que correu quase na perfeição. Quase por milagre, nesse tempo quase tudo funcionou, e o que não funcionou nem se deu conta que era preciso que funcionasse.
Foi nesses jogos que estive pela última vez com o meu amigo, e grande jornalista da “Bola” Carlos Pinhão, que fez uma excelente cobertura dos jogos, bem como o jornalista português do “Diário”, José Goulão.
A informação nesses jogos obrigou a que os meios disponíveis fossem melhorados, e recordo o brilhante trabalho dos profissionais da TPA, da RNA e do “Jornal de Angola”, que se obrigaram a ultrapassar algumas insuficiências estruturais, e acabaram por fornecer ao público, um trabalho de muito boa qualidade. Muitos deles que na altura debutavam no jornalismo são hoje profissionais em muitos órgãos da comunicação social no País.
Porque estamos em maré de recordações, ao oitavo dia de jogos, as tropas da África do Sul do apartheid, invadem e ocupam a província do Cunene, o que naturalmente deixa no ar um conjunto de interrogações, embora tenha sido mais um factor de reafirmação solidária para com Angola por parte de alguns países, algo diferente da solidariedade monetária dos tempos de hoje! A ocupação foi longa, e só possível a libertação com a “solidariedade” cubana, por muito esforço que se faça para ignorar.
Deixo propositadamente para o fim desta “novela”, como se pensaram os jogos, com estádios, piscinas, pavilhões, autocarros, pistas de atletismo em quase todas as capitais de província, centros de medicina desportiva equipadíssimos em cinco capitais de província, enfim uma organização à angolana, em grande.
A cada mês que passava íamos anulando algumas coisas, e alterávamos alguns planos para desespero dos delegados provinciais, que iam sendo preteridos no conjunto de realizações, mas a realidade é que conseguiu-se fazer em grande o que se pensou maior com o mínimo possível. Angolano é assim, e faz bem em ser assim, porque só mesmo pode nascer obra desta forma, como se provou nos 2ºs Jogos da África Central onde a teimosia, a decisão assertiva, a liderança discreta, o encorajamento e um entusiasmo misturado com a proverbial bonomia do Rui Mingas foi decisiva para a concretização e sucesso destes Jogos.
Há algumas histórias curiosas sobre os jogos, mas ficam para outras núpcias, pois fazem parte do anedotário do quotidiano de uns jogos que mobilizaram muitos milhares de pessoas, e de que agradeço terem-me incluído na organização. Já agora aviso que também contarei as histórias em que sou protagonista nos jogos!
“Assim, com a certeza que o grande objectivo consignado ao desporto africano”, o do seu próprio progresso como alavanca para o progresso dos povos e países do continente, foi aqui amplamente alcançado, declaro encerrados os 2ºs jogos da África Central”
Palavras de Rui Mingas, no estádio da Cidadela na tarde cálida de 3 de Setembro de 1981! Ele mais do que quem quer que seja merece esta referencia!

Fernando Pereira
25/02/09
Related Posts with Thumbnails