5 de março de 2010

OS CAMPOS DE ALGODÃO ESTÃO DE LUTO/ Novo Jornal/ Luanda / 5-3-2010



Adriano Sebastião (11-8-1923/ 3-3-2010)
A morte de Adriano João Sebastião, no passado dia 3 de Março de 2010, deixa uma grande tristeza, para todos os que tiveram o privilégio de o ter conhecido, ou com ele colaborado.
Fui um dos que com ele colaborei, no fim dos anos setenta, quando vai para Lisboa instalar a primeira embaixada da então Republica Popular de Angola em Portugal.
Como primeiro embaixador de Angola em Portugal, Adriano Sebastião colocou ao serviço do País o melhor que tinha, e que era muito. De finíssimo trato, pessoa solidária, reservado q.b., politicamente coerente, com fortes convicções anti-colonialistas, que lhe valeram o degredo e a prisão, e acima de tudo portador de um grande carácter, conseguiu impor serenamente o respeito a todos os seus subalternos, colaboradores e até a pessoas com divergências ideológicas profundas.
Profundamente ligado à Igreja Metodista de Angola, o seu empenho cristão marca o seu quotidiano de vida, e a sua relação serena com a sociedade.
Já há uns tempos, na minha coluna semanal tinha feito um artigo sobre Adriano Sebastião, a propósito do seu livro, editado no início dos anos 90, “Dos campos de algodão aos dias de hoje”, que acaba por ser um instrumento indispensável, para o estudo do que foi a resistência anti-colonial nos anos 40 e 50, na região rural de Kalomboloca, Cassoneca e Catete.
Sabia-o muito fragilizado nos últimos anos da sua vida, felizmente longa, e acompanhado com grande dedicação pela sua esposa, D. Hermengarda, e suas filhas, Isabel (Tinha), Luzia (Gy), Ana Paula e Adriana (Didi), que me apresto a apresentar sentidos pêsames.
Nesta hora triste, Kalomboloca vê perder um dos seus filhos ilustres, e Angola despede-se de um cidadão impoluto, e um dos muitos que obstinadamente lutou para fazer este País.
Fernando Pereira
4/03/2010

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails