19 de março de 2010

Jean Ferrat- “Cest un jolie nom camarade”

Jean Ferrat- “Cest un jolie nom camarade”
(26/12/1930-13/3/2010)
Desabituei-me de ouvi-lo, mas de vez em quando, lá pegava no “Nuit et Brouillard” (Noite e a Neblina- 1963) , um velhinho vinil cheio de uso, identificável pelos muitos riscos.
Era um dos meus preferidos da canção francesa,” compagnon de route” do PCF, chegando a ser autarca eleito em Ardeche, terra onde se fixou em 1964 e onde morre no dia 13 de Março de 2010, com setenta e nove anos.
Prolífico e discreto Jean Ferrat compôs cerca de duzentas canções, muitas com letra do poeta comunista francês Luis Aragon, e a sua voz serena, emprestava às lutas um sentimento forte de solidariedade.
Nunca foi membro do PCF, mas sempre se mostrou reconhecido, pois foi a resistência comunista, que o libertou do assassínio que os nazis se preparavam para perpetrar, na sequencia do que fizeram a seu pai, assassinado em Auschwitz.
Nesta hora do seu desaparecimento, mais um da 'chanson' francesa, ao lado de Jacques Brel, Leo Ferré e Georges Brassens, fica-nos o sentimento de vazio, pois a sua musica dava força para acreditar.
Crítico da intervenção soviética em 1968 em Praga, terá feito então uma das músicas mais bonitas da canção francesa de intervenção,”Camarade”, embora mantendo sempre uma postura de alinhamento às políticas dos comunistas franceses.
Enorme compositor e cantor de uma certa música francesa, que soube e mereceu ser a banda sonora de muitos e grandes sonhos colectivos.
C'est un nom terrible Camarade
C'est un nom terrible à dire
Quand, le temps d'une mascarade
Il ne fait plus que frémir
Que venez-vous faire Camarade
Que venez-vous faire ici
Ce fut à cinq heures dans Prague
Que le mois d'août s'obscurcitca:
Fernando Pereira
14/3/2010

1 comentário:

albano ribeiro disse...

Bem lembrado,este mundo vai ficando bem mais vazio.
Um abraço Fernando
albano ribeiro

Related Posts with Thumbnails