14 de novembro de 2008

Pateo das Cantigas/ Texto que fiz em 5-2004/ Fernando Pereira



De facto, houve uma imagem que na Angola colonial nunca mais me saiu da retina..
Creio que no Lobito, numa viagem presidencial do cabeça de tarro, na altura o Deus Tomás, (que felizmente para o Mark Twain nada tinha a ver com a figura do Pai Tomás, o da Cabana)...Mas dizia eu, o Tomás que ia no Príncipe Perfeito foi recebido no cais por um rancho folclórico com os pretos todos vestidos como se na praia da Nazaré estivessem, e curiosamente a dançarem o vira do Minho...Enfim uma imagem de facto no mínimo degradante quando o mais alto dignitário do País, que descolonizou mal tinha estas aberrações no tempo em que colonizava bem. O "cabeça de tarro" deve ter dito á chegada o que dizia das outras vezes, ´"esta é a primeira vez em que estou aqui desde a ultima em que cá tinha estado". O caricato dessa situação foi mesmo quando à noite lhe foi oferecido um sarau de ginástica num clube do Lobito, onde a plurriacilidade era evidente, mas com o pequeno senão de não deixarem entrar pretos nas suas instalações...Refiro-me ao" Lobito Sports Clube", que a par do Tamariz, imitavam o Flórida no Lubango, o Clube dos Caçadores e o Clube Naval em Luanda, o Recreativo no Uige, o Clube dos Caçadores em Benguela e tantos outros por Angola na restrição à entrada de pretos...Mas isso não era só em clubes pelo que isto sucedia e posso lembrar que a Paris, a Versalles e a Royal, em Luanda, só depois da liberdade começaram a tolerar a entrada de miscigenados e pretos.
De facto Portugal era do Minho a Timor um verdadeiro " Pateo das Cantigas", ou melhor muita gente acreditava que sim!!! Poupem-me, ou então o único que estava certo naquele filme era mesmo o Vasco Santana, enquanto andava atrás do candeeiro. Para os portugueses que viviam em Angola, ou luso-descendentes, na quase generalidade vivia-se em Angola um pouco a situação do "pateo das cantigas"...tudo se resumia ao arco...daí para fora era perfídia, era o demo, era o escuro dos muitos que queriam só destruir aquele lugar de paz, cantigas, harmonias e alguns amores trocados. A loja do Evaristo era bem a síntese do fubeiro do mato, onde se vendia desde óleo de linhaça a linhaça para óleo, discos do Teixeirinha, Gabriel Cardoso, Rui de Mascarenhas e outros, açúcar mascavado e sarro de pipa com água, que toda a gente se atrevia a chamar vinho...
Era essa a imagem do que nós vivíamos e não temos de nos envergonhar e assumir que vivíamos iludidos no meio de tanto odor e também algum torpor. Colocavam-se capelinhas a santos e santas devotas, faziam-se corridas de motas e automóveis de voltas, concursos de misses, escolhidas entre brancas mais ao menos ao jeito da costureira do quadro da "Canção de Lisboa", enfim muita graça no meio de tanta desgraça. Sei que quem me está a ler, está danado comigo, mas também sei que sabem que eu sei que tenho a razão toda do meu lado. Por tudo isto continua a subsistir uma pergunta??? Era fácil fazer a descolonização??' Talvez fosse porque 96% da população do ultimo senso colonial era analfabeta, população branca incluída.82% viviam abaixo do limiar da pobreza, para além de outras referencias que poderia aqui dar, mas só dourariam a pílula da colonização que envergonha os governantes de Portugal de antes de Abril de 1974, os generais da "brigada do reumático" e os farsantes que eram ilibados em tribunais de "ballett roses" e outras bem mais graves...
Neste páteo a partir de certa altura deixei de gostar de estar, mesmo com sapatos polidos por engraxadores descalços, andrajosos e famintos, curiosamente pretos numa sociedade que se dizia multirracial...E nisso não mentiam, sapato para o branco, e pé descalço para o preto..Estranha forma de multiracialidade, educação cristã e são convívio entre as populações...

Fernando Pereira

7 de novembro de 2008

LUUANDA, finalmente! /Ágora/ Novo Jornal / Luanda 7-11-08



Vou falar de várias coisas, que pouco terão umas a ver com as outras!
Saiu recentemente, editado pela D. Quixote, um livro interessante, de Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá, “Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução portuguesa”, em que são reproduzidos memorandos das conversas, mantidas entre Mário Soares, Carlucci e Kissinger, sobre as vicissitudes que rodearam o reconhecimento, da então República Popular de Angola, por parte do governo português.
Obviamente, que muitos de nós sabíamos os esforços do ex-presidente português Mário Soares, na tentativa de bloquear o processo no período do antes e do pós 11 de Novembro de 1975, fazendo-o de uma forma tão pertinaz, que sempre foi motivo de inúmeras especulações, e trinta e três anos depois pouco interessam para a generalidade da opinião publica, mas que releva importância nos meios académicos.
Este livro, para além de ser uma investigação interessante, com uma linguagem muito escorreita, tem a vantagem de ter anexos onde constam documentos secretos, entretanto desclassificados, e acessível aos dos investigadores que são autores deste trabalho, onde se esclarecem algumas posições que permaneceram omissas.
Como Luandino Vieira foi galardoado, finalmente, com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, uma distinção que convenhamos peca por ser demasiado tardia, eu aproveito para divulgar, com um ano de atraso, a saída da “Edição comemorativa dos 35 anos da publicação do Luuanda”, editado pelas edições 70, e apenas disponíveis 1000 exemplares assinados pelo autor e pelo escultor José Rodrigues. Esta edição é magnífica pela qualidade do grafismo, pelo excelente papel, e acima de tudo pelas ilustrações do José Rodrigues, um homem, de quem os angolanos, deviam ouvir um testemunho sobre o seu papel na luta da independência do País, se ele alguma vez assim o quiser, pois sei que por excesso de humildade não o faz com facilidade.
Obviamente que não vou falar do Luuanda, porque talvez já tenha tudo sido dito e escrito, e continua-se a exigir a cada angolano que o leia, e o obrigue a ler, mas acho que esta edição, deve ser adquirida como objecto de valorização, já que hoje há tanta coisa em moda, nesta sociedade de mercadoria, que ainda não se percebeu se é mesmo de mercado; A verdade é que esta é valiosa!
Num programa sobre o “Portugal dos anos 60”, tive o privilégio de ver o célebre debate que a RTP em 1965, fez sobre o Luuanda, e a atribuição do grande prémio de novelística da Sociedade Portuguesa de Autores, a este livro, já que o autor estava preso no Tarrafal, com a acusação de “delito de opinião e incitamento à subversão”. Nessa mesa redonda estava um Amândio César, que tem um conjunto de livros sobre literatura “ultramarina” publicada, de facto com poetas que viviam esporadicamente no “ultramar”, o Geraldo Bessa Victor, deputado de Angola pela União Nacional de Salazar, o etnólogo José Redinha e Mário António Fernandes de Oliveira. O moderador era o José Mensurado, que havendo pouco para moderar, conseguiu obrigar a calar um “intrépido” Mário António, que achava que o exagero também devia ser comedido, tal a forma como a obra e o autor eram vilipendiados. Mais cedo que tarde, voltarei a este tema, já que prevejo fazer neste espaço, uma retrospectiva da vida e obra de Mário António de Oliveira.
Ainda sobre o Luuanda é de lembrar que a PIDE encerrou a Sociedade Portuguesa de Autores, depois desta ter sido vandalizada por uns legionários, milícia do regime de Salazar. “O Jornal do Fundão” foi o único que divulgou a entrega do prémio e por isso foi encerrado seis meses, e o seu director Fernando Palouro detido.
O júri do prémio era constituído por João Gaspar Simões, que votou contra, Augusto Abelaira, Alexandre Pinheiro Torres, Fernanda Botelho e Manuel da Fonseca.
Por tudo isto, e nesta hora em que Luandino Vieira recebe o PNCA, só fica a solidariedade, o agradecimento, e dizer que vale sempre mais tarde que nunca!

Fernando Pereira
3/11/08

31 de outubro de 2008

Silogismo/ Opinião/ Novo Jornal 31-10-08





“Na minha biblioteca, que nem sequer é particularmente valiosa, há muitíssimo mais títulos do que em todas as livrarias angolanas juntas" – José Eduardo Agualusa


Quando li esta frase de Agualusa, confesso que não fiquei como ele, provavelmente, gostaria que toda a gente ficasse: furibunda!
Comecei logo a contar os livros da minha biblioteca, que tem piada, nem é assim tão valiosa quanto isso, e a meio da contagem percebi que eventualmente, teria mais títulos que a do Agualusa, o que me levou a concluir que metade da minha biblioteca tem mais títulos que todas as livrarias angolanas juntas!
Exultei, porque a minha biblioteca já provou que ultrapassou largamente a do Agualusa, e também a de todas as livrarias de Angola juntas, e continuei a contar, para ver que novo recorde poderia estabelecer, já que como referi estava ainda a meio da contagem.
Cansado, cheguei ao fim, e já comecei a pensar que talvez pudesse alcandorar-me a levar esta contenda ao continente, temendo alguns países nomeadamente o Senegal, Nigéria, Mali ou África do Sul, que editam muitos e bons autores!
O desafio fica aqui lançado, para que durante as próximas semanas, venha alguém desses países, ripostar com dados concretos sobre um maior numero de livros que a minha biblioteca, a sua metade, a do Agualusa, ou em situação de maior desvantagem, a de todas as livrarias angolanas juntas.
Excluo naturalmente bibliotecas, embora admita, que a do Agualusa, que não sendo valiosa, mas que tem mais livros que todas as livrarias de Angola, e quiçá menos que metade da minha biblioteca, que tal como a do Agualusa não é muito valiosa!
Creio que o Director Geral da Biblioteca de Alexandria já está a tentar montar uma estratégia, tendente a aumentar o seu acervo, de forma a não ser ultrapassado pelo numero de títulos da minha biblioteca, que tem o dobro dos títulos da do Agualusa, que segundo ele tem mais títulos que todas as livrarias angolanas juntas!
Nesta fase pede-se apenas às pessoas que não desatem a comprar livros a esmo para tentarem ter mais títulos, já que no caso de se constituir uma comissão de avaliação, o que conta é mesmo a biblioteca de José Eduardo Agualusa, que para quem não saiba tem mais títulos que todas as livrarias de Angola juntas e menos de metade que a minha própria biblioteca, o que me leva a concluir que a referência é mesmo a biblioteca do Agualusa.
Um pouco à margem disto, contaram-me certa vez uma história passada, em casa de um ilustre empresário madeirense que se afortunou na África do Sul, e que na sua casa tinha uma biblioteca razoável (não sei se ao nível da minha, se ao nível da do Agualusa, que tem metade dos títulos da minha, e mais que os de todas as livrarias de Angola), e que tinha uma das paredes forradas de lombadas em couro e madeira, com títulos de autores clássicos e que servia de porta de uma portentosa garrafeira. O curioso dessa garrafeira, é que tinha bebidas brancas de um lado, e do outro bebidas não-brancas, e em cima das correspondentes prateleiras havia duas placas, uma com os dizeres: Whites Only (Slegs Blanks) e noutra Non Whites Only ( Slegs Nie-Blanks), tiradas de um qualquer vestiário na África do Sul do tempo do apartheid. Este empresário é muito dado à cultura, o que justifica a frase: “A cultura é como a marmelada, quanto menos se tem mais se espalha”.
Não quero deixar de referir que a minha biblioteca tem provavelmente o dobro dos títulos da do Agualusa, que não sendo muito valiosa, tem mais que todas as livrarias de Angola juntas.
Disto só há a reter, que talvez eu não tenha tanto título, que muitos achem que quando não se fala deles é motivo para os pôr a falar, nem que seja mal, e já agora que a questão tem a ver com o Agualusa, faço uma pergunta inocentemente continuada: As vírgulas estão todas no sítio?

Fernando Pereira
31/10/08

Desculpem qualquer coisinha!/ Ágora/ Novo Jornal / Luanda 31-10-08





Em 1 de Julho de 1970, o Papa Paulo VI recebe no Vaticano Agostinho Neto, Amílcar Cabral e Marcelino dos Santos, representantes dos movimentos de libertação das colónias portuguesas.
Foi um momento marcante da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), nas já debilitadas relações com o regime colonial português, a que não eram alheias as posições de alguns clérigos, sobre a forma como se desenvolvia a repressão, a violência e a segregação racial nas colónias.
Longe iam os tempos do “Acordo Missionário” de 10 de Julho de 1940, em que o Estado português e o Vaticano celebram um acordo, que mais não é que o alijar responsabilidades por parte do Estado nas colónias, em troca da “vigilância” permanente dos dignitários da igreja e seus acólitos, sobre as populações autóctones e tentativas de rebelião.
A Itália de Mussolini, que com Pio XII assinou o Tratado de Latrão, que constituiu o Estado do Vaticano em 11 de Fevereiro de 1929, era a grande aliada da Alemanha, numa Europa varrida pela bestialidade nazi, nesses anos 40 de má memória.
Sobre isto, é interessante lembrar que numa cimeira entre Hitler e Mussolini, sobre o número de esquadrões disponíveis por parte das tropas do Eixo, o primeiro contava os países alinhados: Roménia, Croácia, Espanha, etc. O “Duce” disse que pelo seu lado podia contar com a Itália e o Vaticano. Hitler terá perguntado quantas divisões tinha esse Estado, e a resposta óbvia de Mussolini foi que não tinha divisão nenhuma. Hitler terá dito então, se não tem divisão nenhuma não serve para nada!!!
Convenhamos que esta história, ou a cena enorme da chegada de Benzine Napoloni a Berlim no “Grande Ditador”, essa obra imperdível de Chaplin, conseguem ser os poucos momentos de alguma piada, perante a vil degradação da vida humana e dum holocausto que existiu, e que alguns ineptos hoje colocam em dúvida.
O papel de Pio XII marcou a ICAR de forma perpetuamente negativa, pois nunca houve uma palavra de condenação por parte do Papa, aos crimes hediondos que o regime nazi praticou de forma sistemática de forma a erradicar judeus, ciganos, e outras raças da Europa. Tem sido discutida desde essa altura, se o papel do Papa foi o mais correcto, mantendo-se ainda hoje em aberto essa discussão, que pelos vistos está a condicionar a visita do Papa a Israel.
Tudo isto vem a propósito porque foi confirmada a visita de Bento XVI a Angola, em Março de 2009 para comemorar os 500 anos da “evangelização do território”.
Confesso que não sou grande entusiasta de religiões, embora tente respeitar quem é entusiasta e militante, mas ganho uma certa aversão quando as religiões determinam o quadro ético de um espaço civilizacional; Objectivamente, gosto mais da “separação das águas”.
Entre alguns dos meus filmes de eleição, a “Via Láctea”e a “Viridiana”, ambos de Bunuel consigo encontrar uma ironia e uma mordacidade sobre a prática das sociedades monogamicamente acoplados a uma religião.
Tenho um respeito enorme por grande parte da prelatura angolana, pois em circunstâncias difíceis, permaneceram quase isolados, na busca de soluções para que o viver conseguisse ser mais que uma fatalidade. Estas pessoas merecem o agradecimento dos angolanos e sinto-me em dívida para com eles.
A visita de João Paulo II, Papa com que antipatizei, nada trouxe na sua vinda a Angola, no fim do século passado.
Penso, e oxalá que me engane, que o seu sucessor nada de inovador vai trazer, tendo em conta os conceitos pisados e repisados que existem no Vaticano sobre a evolução da ciência, desde que Ratzinger foi nomeado por João Paulo II prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, um ministério ideológico entre a Inquisição e a Engenharia das Almas.
Importa referir que existe um livro interessantíssimo, do Instituto de Investigação Científica de Angola, editado em Luanda em 1973 de António Brásio, que se chama História e Missiologia, que é um excelente trabalho sobre quatrocentos anos da presença de católicos em Angola.
Para rematar, temos que admitir que o Vaticano tem a melhor diplomacia do mundo, e se vem a Angola, motivos sobrarão!!!

Fernando Pereira
28/10/08

Acácio Barradas (1936-2008)






Já sabia que Acácio Barradas estava doente, mas não esperava um desenlace tão célere, e a verdade é que o jornalismo lusófono ficou mais pobre.
Acácio Barradas morre aos 72 anos, mas deixa entre os seus contemporâneos uma imagem de grande seriedade, de um militante de causas solidárias, profundamente humanista e de um rigor profissional de enorme exigência.
Nascido em Gaia, Portugal em 1932, faz um percurso entre Portugal e Angola, nomeadamente no “Comércio de Angola”onde entra como repórter em 1954, tendo passado depois pelo “Jornal do Congo” no Uige, “Província de Angola”, revista “Noite e Dia”, “ABC- Diário de Angola”, tendo sido director da revista do ATCA e redactor-chefe da revista “Notícia”, acumulando como correspondente do jornal lisboeta “Diário Popular” em Luanda. Foi casado com Edite Soeiro, a primeira repórter de guerra portuguesa, também ela jornalista no “Notícia”, onde Acácio Barradas acabou depois por trabalhar em Lisboa em 1972/74.
Esteve sempre ligado a Angola, tendo colaborado em 1963 com as edições Imbondeiro do Lubango, em colaboração com Mário António de Oliveira, em textos assinados sob o pseudónimo Álvaro Reis, e em colaborações diversas com historiadores e escritores, sobre factos relevantes da história recente do País.
A sua última aparição publica, foi no documentário de Joaquim Furtado sobre a guerra colonial, que teve grande êxito na TV portuguesa este ano, sobre um tema que só agora começa a ter o seu espaço, em termos documentais e históricos.
Estive com o Acácio Barradas, há cerca de três anos na apresentação do livro do Carlos Ferreira, onde fez uma intervenção brilhante sobre os valores que sempre lhe foram queridos, a solidariedade, a defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores e a elevação da dignificação da vida humana com Angola sempre como pano de fundo.
Um adeus angolano a Acácio Barradas!

Fernando Pereira

29/10/08

24 de outubro de 2008

Um Batalha de cem anos/ Ágora/ Novo Jornal / Luanda 24-10-08






Tem sido recorrente neste espaço, falar-se do património cultural edificado em Angola, ao longo dos séculos.
Do património aparecido, desaparecido, em processo de desaparecimento ou em fase de recuperação, há um nome que é transversal, que é o do arquitecto Fernando Batalha, com cem anos vividos.
Várias vezes, a sua obra tem sido aqui revelada e relevada, já que insisto na necessidade de se tentar manter, com um mínimo de dignidade, algumas edificações que são referencias de um passado da história de Angola.
Há pouco mais de quatro meses, surgiu nas livrarias o livro “Povoações Históricas de Angola”, de Fernando Batalha, editado pela Horizonte. Já em tempos se falou deste livro, a propósito da Igreja de Nossa Senhora da Muxima, ou Nossa Senhora do Coração, corruptela local de Nossa Senhora da Conceição, nome original do templo existente, edificado em 1599.
Este livro é um documento muito interessante, de uma viagem nas margens do Kwanza, e o regresso à história setecentista e oitocentista de um rio, marcante para as populações ribeirinhas e também no enquadramento económico do território.
Para além desse percurso entre a foz e as portas do Kwanza, onde hoje se localiza a barragem de Cambambe, há um trabalho fotográfico interessantíssimo sobre a primeira Igreja de Angola, construída pelos Jesuítas em 1548, e elevada à categoria de Sé pelo Papa em 1596, na localidade de Mbanza Kongo.
Não deixa de ser interessante nesta obra, o detalhe com que o arquitecto Batalha vai mostrando todas as iniciativas levadas a cabo na descoberta, requalificação, preservação e tentativas de protecção legislativa sobre todos os monumentos, ou conjuntos de património edificado, nestas “Povoações históricas de Angola”.
Mbanza Kongo, Massangano, Muxima, Cambambe, Nova Oeiras e a Vila do Dondo tem neste livro um tratamento muito peculiar, embora pontualmente, o léxico é algo desfasado, com as mutações históricas e políticas que Angola viveu nas últimas décadas, não retirando, nem desvalorizando o emérito trabalho de Fernando Batalha.
Acho que este livro é de tomo para quem se interessa pela arquitectura militar e também pelo contexto económico e social de períodos de Angola entre os meados dos séculos XVII a XIX. Acho que este livro e os três volumes da “História Geral das Guerras Angolanas” de António de Oliveira Cadornega, complementam-se e podem proporcionar, uma visão lúcida de um período pouco conhecido da história angolana, e daí permeável a muita estultice, que tem sido dita e escrita por gente, a quem se obrigou e obriga a outra honestidade intelectual.
Voltarei inevitavelmente a citar este livro, quando tiver oportunidade de me debruçar com mais detalhe na vila do Dondo e na Real Fundição de Nova Oeiras, dois lugares marcantes da “revolução” pombalina em Angola.
Dondo, a “Manaus de Angola”, por ter sido o grande entreposto do comércio da borracha, viu todo o seu esplendor de um século desaparecer, com a construção do Caminho-de-ferro de Ambaca. Manteve contudo uma traça muito característica, que pode-se dizer que será provavelmente, o ultimo exemplo edificado de uma arquitectura, e de uma estrutura de lógica urbanístico marcadamente colonial no País.
Voltando ao livro, exijam-se lê-lo.

Fernando Pereira 21/10/08

18 de outubro de 2008

Acácias que floriram em “Álamos”/ Novo Jornal / Ágora/ Luanda /17-10-08





No dia 9 de Outubro de 1978, falecia Jacques Brel, uma das muitas vozes, que acordou muita consciência, e as levou a trilhar o caminho do inconformismo.
Brel, tem temas que são intemporais, e que marcaram o canto de intervenção, numa fase primária, do tempo em que as palavras e as músicas começavam a desafiar os poderes e a ideologia instalada.
Foi um militante de causas em toda a sua vida, e apoiou muitos desconhecidos intérpretes, que na fuga à repressão nos seus países o procuravam para que os apoiasse nos seus projectos, e quiçá nalgumas utopias.
Entre os muitos que receberam esse apoio de Brel, conta-se o homem do Huambo, Luis Cília, que para a editora Chants du Monde, faz o seu trabalho Portugal-Angola: Chants de Lutte, disco esgotadíssimo, com uma capa coberta de fotos que ilustravam os desmandos do mando colonial em Angola.
Não era para vir a propósito, mas já que se falou em Brel ou Cília, lembrei-me de falar de Luis Filipe Colaço, o próprio colaborador deste jornal, que de uma forma diletante no aspecto de intervenção musical, e militante enquanto homem de causas, foi colaborador directo, de discos que assumiram um papel histórico nos desenvolvimentos políticos de Portugal na ultima trintena do pretérito XX.
Em 1969, num trabalho de grande fôlego de Adriano Correia de Oliveira, “ O Canto e As Armas”, o Phil Colaço para além de viola-solo, musicou “O canto da nossa tristeza”. Em 1970, fez com José Afonso, o “Traz outro amigo também”, onde colabora o Carlos Correia “ Boris”, que é natural do Chinguar e professor universitário em Coimbra. Já agora, convém lembrar que o Boris, é uma alcunha que ultrapassou o próprio nome, e surge tendo em conta as parecenças físicas deste com Boris Karloff, actor inglês que fazia de príncipe de Frankenstein, alcunha em que a paternidade é do seu conterrâneo Orlando Rodrigues, ilustre jurista, e contemporâneo de ambos em Coimbra.
Em 1971, Luis Filipe Colaço e Bóris, acompanham José Afonso no extraordinário “Cantigas do Maio”, onde está o célebre “Grândola Vila Morena”, musica que foi a senha para o inicio das movimentações militares que levaram ao derrube do fascismo em Portugal, e do colonialismo nos territórios por si dominados.
Há uma cena engraçada sobre a gravação desta canção, que é feita com recurso apenas à voz, e com a necessidade do acompanhamento ser apenas feito por uma marcha. Como não havia pés em numero suficiente para que o efeito fosse o desejado, o Bóris lembrou-se que tinha visto no quintal do estúdio em Paris, onde se faziam as gravações, uma quantidade de brita, e num improviso gravado às três da manhã, para evitar ruídos acessórios, todos os músicos a marcharem, e que deu o resultado desejado. Neste trabalho colaborou também José Mário Branco.
O Luis Filipe Colaço, era viola solo de um conjunto muito em voga no yé-yé português, “Os Álamos”, na esteira da globalização que os Beatles imprimiram nesses magníficos anos 60.Formado em 1963, “Os Álamos” eram requisitadíssimos por todo o lado, e o Gorduras, nome porque era conhecido o Colaço, era segundo se consta, muito requisitado por hordas de fãs que acompanhavam o conjunto.
Este conjunto, para onde entrou em 1969, o Boris, nasceu do “Conjunto de Jazz do Orfeon Académico de Coimbra”, que no dealbar dos anos 60 era o único espaço de algum interesse, na choradinha e lúgubre canção coimbrã, impropriamente chamada de fado de Coimbra.
Já que se fala do Orfeon Académico de Coimbra importa referir que Lúcio Lara, sua esposa Ruth e Carlos Mac Mahon Vitória Pereira, foram orfeonistas no início dos anos 50, tendo Lúcio e Ruth, depois cantado no Coro da Academia dos Amadores de Musica de Lisboa, dirigidos pelo maestro Lopes Graça.
Anos mais tarde, no fim dos anos 70, Lúcio e Ruth cantaram no Karl Marx, no Coro da Academia, regidos pelo maestro Lopes Graça, que pouco tempo depois falecia, provavelmente a repetir uma frase que ele adorava citar do José Gomes Ferreira: “Recuso-me a ter mais de vinte anos!”

Fernando Pereira

14 de outubro de 2008

Fotos tiradas por mim, com uma Kodak Extra 12

Já agora, as anteriores também, e quando mudar de máquina talvez avise.



Forte de S. Pedro da Barra/ Luanda 85

Luanda/1987



Já agora, as anteriores também, e quando mudar de máquina talvez avise.

11 de outubro de 2008

Fotos tiradas nos anos 80

Uíje, 25 de Dezembro de 1980

Lobito-Catumbela, Março de 1982

Foz do Lucala em Massangano, Agosto de 1982

Fotos de Angola nos anos 80

Kinfangondo,bandeiras que estavam no lugar da heróica batalha!

Chicala, pôr do sol, foto de FP da Fortaleza (1985)

Forte de Massangano (1982)

10 de outubro de 2008

O incontornável Dr. Videira/ Novo Jornal/ Ágora / Luanda/ 10-10-08



O Incontornável Dr. Videira


Um determinado indivíduo estava na barra do tribunal acusado de ter chamado "filho da p...", com todas as letras que nós conhecemos, a um outro que então se queixava. O advogado de acusação, o Dr. Videira, pedia punição severa, como era seu hábito. O outro causídico, na pele de advogado de defesa, dizia que, afinal, "filho da p..." não era ofensa... que era assim a modos que... uma palavra que se dizia, que entrava no vocabulário normal... que era só uma expressão que já era vernácula, normal...O bom do Dr. Videira ia ouvindo... ouvindo... e... nada, não mexia um músculo da cara. Até que o Juiz, admirado com a passividade, o interrogou mesmo. - Será que a acusação não tem nada a dizer? E o Dr. Videira, com o ar de bonacheirão que sempre teve... foi dizendo:- Claro que não, meritíssimo. Depois da brilhante defesa que o "filho da p..." do meu colega fez... que é que eu posso dizer? E o outro: - Senhor Dr. Juiz... Senhor Dr. Juiz...o meu colega Videira está a ofender-me. - Ah, sim?! Agora já é ofensa ?
Esta história é verdadeira, e apenas uma das muitas que fizeram do causídico António Videira, uma das personagens mais marcantes da sociedade luandense do século XX.
Licenciado em Coimbra em 1912, embarcou para Luanda dois anos depois para em 1916, fundar “O Jornal de Angola”, que nada tem a ver com o que conhecemos actualmente, e que seria um jornal politica e culturalmente activo, na sociedade luandense muito fechada, excessivamente marcada pela intriga, e muito pouco permissiva a alterações culturais que pudessem alterar o status quo prevalecente.
Rapidamente destituído de director pelo Centro Democrático de Angola, a sua resignação já tem algo de premonitório, no que virá a ser a sua intervenção cívica e política na sociedade luandense até à sua morte em 1955: “Sou gaúche em todas as coisas. Anunciei um jornal político, e quase só acusei correlegionários; prometi pugnar pelo desenvolvimento desta província, e lançam-me a responsabilidade de o ter entravado, delineei um critério mais justo para mais justa apreciação de brancos e pretos, europeus e indígenas, civilizadores e civilizandos, e a política local caça votos, acusando-me de pretofobo..."
António Videira morava numa vivenda na ladeira que desemboca no Cine Tropical, na zona das Ingombotas, e segundo as descrições, era frequente vê-lo com o seu fato completo de linho branco, num carro descapotável, acompanhado com um macaquinho de estimação, que utilizava para as suas diatribes, principalmente contra o servilismo político e a hipocrisia de uns tantos conservadores, que naturalmente não achavam grande piada a um homem, que sempre afirmou os seus princípios de democrata, e de combatente pelo debate de ideias.
Recuando um pouco, ao seu escrito de resignação do Jornal de Angola: “Não posso mais. Cedo. O meio é um charco; e, de tanto mexer na lama, sinto-me agoniado." "Fujo. Perseguido? -Não. Estafado e enojado. Desgostoso comigo mesmo pela falta de persistência que inutiliza a minha acção e deliberadamente convencido de que é impossível, já agora, salvar-se este país da falência moral para que caminha. (...), vemos que António Videira acreditava em valores que a sociedade angolana não ousava sequer querer conhecer.
O meu falecido amigo Felisberto Lemos, ofereceu-me um dos seus livros, “Angola – 10 Bilhetes Postais Ilustrados”, excelente obra sobre a fauna e a natureza de Angola, com desenhos de Neves de Sousa, e que é uma estimável relíquia, para os poucos que ainda o possuem.
Deste homem que se descrevia ,"Cidadão português, domiciliado em Luanda, de jure no gozo dos seus direitos civis e políticos, livre de culpa, bacharel em Direito", há centenas de histórias que passaram a lenda, e não deixa de ser curioso que há algumas que ainda hoje se mantém com devido realce na história jurídica portuguesa.
Entre várias, há um recurso para o Supremo Tribunal em Lisboa, relativa a uma acção em que o juiz terá dito ao Dr. Videira, para não vir ao tribunal “dar música”. Com base nisso o ilustre advogado, resolveu enviar no início da exposição, a pauta musical com a abertura do Anel do Nibelungo, ópera de Richard Wagner, ficando o juiz furibundo, ameaçando-o de um processo de desrespeito pelo tribunal, mas o bom senso do colectivo acabou por saudar o bom humor do Dr. António Videira.
Pode mesmo dizer-se que em histórias, esta Videira deu mesmo muita uva.

Fernando Pereira 4/10/08


Segue um desenho de Roberto Silva (Província de Angola - Natal 1936)

8 de outubro de 2008

Re/re/re fotografias dos Jogos da África Central


Esta foto é de um amigo que já faleceu. Um bom árbitro de basquetebol de Angola. Kaluei, aqui fica a saudade. Os jogos da África Central foram também brilhantes porque estiveste lá!


A pira "olímpica" já acesa

ReRe fotos dos Jogos da África Central

Se quiserem mais peçam!!!Talvez tenham sorte em ter alguma que interesse!

Re ainda fotos dos Jogos da África Central / Luanda 1981


Mais um pormenor do festival de abertura!

Prova de ciclismo nas ruas de Luanda

Bernardo Manuel vencedor no meio-fundo!

Ainda fotos dos jogos da África Central /1981/ Luanda


Bandeiras dos países presentes!

Transporte da bandeira dos Jogos

Entrega da bandeira a Evaristo Domingos Kimba, comissário provincial de Luanda.
Vê-se também na foto Rui Mingas (SEEFD), Presidente dos jogos e Helder Moura (Dédé) Secretário Geral.
O de fato verde, era Ministro dos Desportos da Republica Centro Africana, aliás a esta hora do dia já o tinha sido, pois o seu governo tinha sido derrubado por um golpe de estado, precisamente ao mesmo tempo que decorria esta cerimónia!
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