22 de abril de 2007

Procissão que não vai ao adro...


Em primeiro lugar não digo que sou isento...aliás ninguém o é em circunstancia alguma, ou melhor são-o quando não tem conhecimento absolutamente algum de qualquer assunto, e nem sequer se interessa por ele.Eu sou crítico da gestão de João Paulo II...Mas sou um crítico circunstancial, pois em termos históricos não posso ter nada documental e factual que me permita analisar com objectividade a sua acção, nem tão pouco posso saber se de facto algo que ele faça será relevante na história da igreja e na sociedade ao longo destes dois milénios!!
Não defendo o islamismo,como não defendo nenhuma outra religião, embora eu possa afirmar do que conheço, e admito que não é muito, que em certos aspectos a prática do islamismo é menos hipócrita que a prática da igreja, nomeadamente no que concerne aos seus rituais. Por exemplo, não conheço nada na religião islâmica que seja paralelo às bulas.Reconheço que nenhuma destas religiões é tolerante com determinadas práticas, hoje aceites na sociedade moderna, e de certa forma o papel do islamismo é pior pois faz da religião o tema central de estado, desde os estados mais fundamentalismos aos aparentemente "moderados"...Mas será que ao querer-se incluir na constituição europeia a referencia ao judaico-católico, não se estará a fazer o mesmo, duma forma mais "clandestina", passando por cima de constituições de Países que assumem cabalmente o seu laicisismo??
Para ilustrar determinados exemplos sobre algumas formas de desrespeito pelos cidadãos por parte de alguns "soldados" da igreja, vou contar uma cena que se passa quotidianamente à minha porta...
Moro numa aldeia e com uma igreja ao pé da minha casa...Durante o dia e noite ouço as horas do relógio da torre sineira, que de meia em meia hora debita de forma roufenha umas "avé-marias"...Nos dias de missa a população é chamada por uns sinos que tocam várias vezes ao longo do dia por períodos longos, atingindo décibeis muito acima de tudo que a lei prevê, e cumulo dos cúmulos, o padre faz a missa toda cá para a rua através de potentes altifalantes...
Instado pelo padre sobre este verdadeiro desrespeito pelos valores das pessoas, ele respondeu-me que era para que os que estão em casa ouvissem a missa...Não tenho nada quanto aos locais de culto, eu próprio gosto de os visitar pela arte e magnificência da sua arquitectura,adoro o silencio dos claustros,mas de facto acho que o local de culto é dentro dos templos e nunca obrigar as pessoas a tamanho exercício de obrigar a ouvir o que não se procura nem o que se deseja...A igreja não pode pactuar com situações deste tipo pois este desrespeito da lei e da constituição, só a prejudica aos olhos ...neste caso ouvidos...dos cidadãos!!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails