30 de janeiro de 2009

Ganhar para o tabaco!/ Ágora / Novo Jornal / Luanda 30-01-09



A industria do tabaco foi a primeira de todas as industrias regulares de Angola.
Desembarca em Luanda José Jacinto Ferreira da Cruz , que já tinha enriquecido no Brasil na industria tabaqueira, tendo investido na primeira fábrica de tabacos de Angola, importando máquinas de Inglaterra, algum picado de Havana, e instalando-se numa casa alugada perto da Igreja dos Remédios.
Paralelamente a tudo isto, José Cruz, sabendo que na região de Golungo Alto havia uma excelente qualidade de Nicociana, planta do tabaco que se dá bem em todo o País, decidiu fazer aí uma plantação e simultaneamente estabelecer contactos com “fornecedores” locais, que consumiam um charuto artesanal de excelente qualidade, segundo relatos da época.
Consta-se também que no Bumbo, a 28 léguas do Namibe, para o interior havia uma extraordinária qualidade de tabaco, o que terá levado Henk Rink, mais tarde a fundar a Empresa de Tabacos da Huíla de efémera existência, por problemas com as autoridades coloniais.
Ainda sobre a qualidade do tabaco do Golungo Alto, há uma antiga referencia a uma “fábrica” em 1833, propriedade do soba local, Bango Aquitamba.
Um pouco lateralmente ao que aqui tem sido dito, o tabaco foi provavelmente dos mais cobiçados produtos ao longo de séculos, e causas de disputas acesas pelo seu fabrico e comercialização, tendo em conta que desde que passou a ser comercializado na Europa, qualquer poder político viu nele uma excelente forma de conseguir recursos financeiros regulares, à custa de impostos e resultados de concessões por períodos de tempo determinados.
Foi motivo de discussão na Revolução Francesa e levou à queda de alguns governos, pois a solução de “régie” que se impôs, era permeável a muitas influencias e subornos. Foi assim um pouco por toda a Europa e foi também de grande importância na queda da 1ª Republica portuguesa, já que Alfredo da Silva, dono da imperial CUF, tinha então sido preterido num contrato de concessão, tendo-lhe a ditadura atribuído a concessão, pelos serviços prestados a favor do golpe militar de 28 de Maio de 1926, nascendo então a “Tabaqueira”, depois ligada à SUT.
Voltando a Angola, assistimos em 1884 à compra por José Jacinto Cruz de um prédio virado para a Baía, actualmente em degradação acentuada, onde se instala uma fábrica a sério, onde trabalhavam trinta pessoas, com máquinas inovadoras de pique do tabaco, embaladoras, prensas, estufas e até uma tipografia para confeccionar as suas próprias embalagens.
Na enfadonha e provinciana Luanda desse tempo, este activo industrial não deixou de impressionar os comerciantes da urbe, que o destacaram para Presidente da Câmara, tendo sido ele a figurar no acto da inauguração dos trabalhos do Caminho de Ferro de Luanda e Ambaca (31 de Outubro de 1886), de que foi um dos promotores e entusiastas.
“Flor do Dande”, Picado “Holandez”, “Meio Forte”, “Repicado”, os charutos “Jacinto”, e uns cigarros sem nome vendidos em maços de 600g. Mais tarde apareceram o “Francês nº1”, “Estrella”, “São Rafael” e os “Hermínios” de boa memória.
A sua morte levou a uma situação de instabilidade, e o BNU exerceu uma hipoteca na fábrica, que depois de reaberta nas mãos de empresários da então Metrópole, deu origem à Sociedade Colonial de Tabacos (16 de Maio de 1916) e depois à FTU, que virou SUT até hoje, embora a “tabaquear “já noutro lugar.
Para além da FTU e da efémera empresa da Huíla, constituíram-se e continuaram a laborar a fábrica SITAL em Benguela, dos famosos Java, Baía e SL, e a ETA, empresa do industrial Ricardo Pires, conhecida pelo Coimbra e Senador.
A FTU, tinha o Swing, o universal AC, o Luanda e o Belmar, entre os famosos Francesinhos.
Para finalizar há uma história interessantemente do BELMAR, que quando apareceu, nos fins dos anos 60, foi-lhe logo colado a uma frase: Bairros Em Lisboa Mostram Angola Roubada!


Fernando Pereira
18/01/09

23 de janeiro de 2009

Efemerizando!!! / Ágora / Novo Jornal / Luanda 23-01-09



Em 15 de Janeiro de 1975, foi assinado entre o MPLA, UNITA e FNLA e Portugal o famigerado “Acordo do Alvor”, que Agostinho Neto sempre recordou como “Acordos da Penina”.
Gustavo Costa numa crónica recente neste hebdomadário, mostra alguma indignação por não terem sido chamadas “outras gentes” à partilha do poder na independência de 11 de Novembro de 1975.
È desnecessário estar aqui a refutar algumas das afirmações do Gustavo Costa, relativamente ao assunto, mas esqueceu-se do chamado “factor português” nas conversações, e a pressa de se resolver um problema que já vinha durando catorze anos, sem solução política e militar à vista.
As colónias sempre foram um factor de discussão abafada no quotidiano de Portugal e nos territórios por si ocupados, e procurava-se de todo, que toda a gente se fosse esquecendo delas, ou melhor que apenas uns quantos pudessem beneficiar.
Em 1931, no “Jornal” escreveu-se: “Para o futuro que antevejo para Portugal, as colónias não só não são precisas para nada como são um fardo”. Não foi preso o colunista porque era um beberrão, que as pessoas não davam grande crédito. Era Fernando Pessoa, provavelmente um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Voltando a outros temas mais brandos, lembrei-me que Popeye fez oitenta anos. E. C. Segar criou este marinheiro, herói da BD e da “espinafrocracia americana”, que conseguiu que as mães americanas fizessem os seus filhos comer espinafres, aumentando o seu consumo, na ordem dos 30% na dieta alimentar dos estadunidenses.
A anoréctica Olívia Palito, sua eterna namorada, sempre disputada com o Brutus, um musculado de corpo e mente, de mau aspecto, que exigia a Popeye o recurso à dopagem: os espinafres.
As campanhas anti-tabágicas que já tinham obrigado o Lucky-Luke a alterar a sua imagem, obrigaram Popeye a largar o seu cachimbo, o que lhe terá retirado alguma piada, bem como refrear alguma da sua força, já que houve contestação por parte de pedopsiquiatras, sobre a violência de algumas das suas manifestações na tela.
Já que se fala em efemérides na BD, comemorou-se também recentemente os oitenta anos do primeiro aparecimento do famoso e controverso repórter “Tintin”.
O belga Hergé (Georges Prosper Remi (22 de maio 1907 - 3 de março 1983), o seu criador é um dos mais reputados da BD europeia, numa Bélgica de grande tradição na Banda Desenhada.
Independentemente da misoginia de Tintin, ou as sua discutida homosexualidade, uma das situações que me confunde é a sua extraordinária popularidade no Congo, pois a sua obra “Tintin no Congo” é eivada de um racismo, que de facto pode e deve ser considerado um dos livros de referencia no racismo, rivalizando num patamar de igualdade, com os filmes interpretados por Johnny Weissmuller, ou aquela versão esquisita da Agencia Portuguesa de Revistas do “Fantasma”, uma lusa criação do tipo “Homem Aranha” em plena selva equatorial, conhecido pelo “Duende que caminha”!!!
Já que hoje falei de tanta coisa diferente, porque não encerrar com algo que nada que tenha ver com o que já se escreveu: «Deixa-me falar-te sobre os muito ricos», disse um dia F. Scott Fitzgerald. «Eles são diferentes de ti e de mim.» Ao que Ernest Hemingway replicou: «Sim… Têm mais dinheiro.»!

Fernando Pereira
17/01/09

11 de janeiro de 2009

Há Livros e Livres!!! / Ágora / Novo Jornal /Luanda 9-01-09




Coincidindo com o fim do ano de 2008, acabei de ler um “tijolo” de perto de mil páginas, editado pela D. Quixote, de Jonatham Littel, “As Benevolentes”, livro que tenho vindo a citar nalgumas das minhas crónicas recentes.
Admito que foi um livro, que não me deixou indiferente, e a espaços criou-me mesmo sentimentos díspares e naturalmente confusos. É o primeiro livro que leio escrito por um dos “vencidos” da IIª guerra, e o que chega a ser pungente é a minúcia das descrições da brutalidade e das belezas nas envolvências, de alguém que passados estes anos todos está suficientemente bem consigo próprio, para nem hoje nem nunca ter pedido desculpa a quem quer que seja.
Em determinadas fases do livro, perplexamente reflectia sobre o que é que me levava a ler, uma descrição simultaneamente fria e também polvilhada de afectos mecânicos pontualmente. A verdade é que sem esforço lia, mas com o assumir, idiotamente diga-se de passagem, de algumas culpas perante os que levaram uma bala na nuca, ou que foram fuzilados perante os seus familiares, como o autor descreve com os pormenores mais sórdidos, mas também sem cupidez, cometendo todas as barbaridades por obrigação fundamentalmente, e na descrição com a convicção, que estava certo.
É também um livro da história do terceiro Reich, a sua esquizofrenia burocrática, que tentava esconder fraquezas, complexos e que servia objectivamente, para que nunca se permitisse que uma parca porção de duvida, pudesse em qualquer circunstancia, macular o discurso oficial fanatizado e com objectivos bem determinados, como tardiamente muitos deram infelizmente conta.
Saio da leitura das “Benevolentes” com mais taquicardia, e numa ou noutra descrição mentalmente nauseado, do que o autor, J. Littel, oficial das SS, que viveu calmamente até hoje para nos contar como foi do lado de Hitler, sem emoções, e com a convicção que era aquilo que tinha que se fazer, e nada havia para se arrepender.
Quem tiver oportunidade, leia o livro, nem que pontualmente chegue à varanda a encher o peito de ar, porque está perante uma obra imorredoira da literatura universal contemporânea.
No Natal, ou melhor no Dia da Família, como prefiro o 25 de Dezembro, recuperando uma designação, dos tempos em que Angola procurava a via para o socialismo científico, recebi um presente. Quem mo deu, fê-lo com o objectivo claro de me provocar, mas azar o seu, pois soube-me bem receber o livro do Jaime Nogueira Pinto, “Jogos Africanos”, editado pela “ Esfera dos Livros”, em Novembro de 2008.
Li-o, com um pouco mais de agrado do que tinha acontecido com outros dele, nomeadamente “A Direita e as Direitas”, editado pela Difel, numa altura em que ele, como eu ainda tinha muitas dioptrias nos óculos, em 1996, embora víssemos claramente que os caminhos que trilhávamos não era igual.
À medida que lia o livro do Nogueira Pinto, que o Ennes Ferreira, na sua ultima crónica do Expresso, compara com alguma piada e também com oportunidade, ao “Tintin no Congo” do belga Hergé, veio-me à memória os livros do Jorge Jardim e do Hugo Seia, para ficar por aqui.
O “Jogos Africanos”, é de facto um livro simpático para com a figura do Jaime Nogueira Pinto, e tenta não ser antipático com ninguém, o que só é uma virtude, por exemplo, para um dono de hotel e não para um politólogo, nova denominação no léxico da comunicação social, de umas pessoas sempre muito “bem informadas”, mas em que as coisas correm invariavelmente de forma contrária ao que comentaram.
Andou por muito lugar a recomendar paz e a apoiar líderes guerreiros para que se encomendasse a paz, sempre muito determinado nas suas convicções de homem de direita, temente a Deus, defensor do Império e grande defensor da paz e da ordem salazarista.
Já li o livro por vocês: Agradeçam-me, pois poupei-vos tempo!

Fernando Pereira
4/1/09

31 de dezembro de 2008

Cuba elevada a 50! / Novo Jornal / Luanda 31-12-08



No recente festival de cinema de Havana, um dos mais prestigiados eventos culturais da América latina, os filmes de Steven Sordebergh, “Che, el argentino” e “El guerrillero”, em que o actor porto-riquenho Benicio del Toro protagonizou a figura de Che Guevara, e em que Rodrigo Santoro faz de Raul de Castro, foram vibrantemente aplaudidos por uma assistência que durante cinco horas viu os filmes em exibição.
Estes dois filmes, tem um particular significado neste cinquentenário do fim da ditadura de Fulgencio Batista, pois conseguem fazer uma abordagem de Che Guevara, num contexto fora da iconografia do regime, e também distante da diabolização que os cubanos exilados nos EUA fazem de Ernesto, Fidel ou Raul. O Granma, jornal cubano, faz um elogio ao filme, o que de certa forma surpreende quem sempre se habituou à imagem estereotipada das figuras da revolução, “deificadas” nas paginas do diário controlado pelo Partido Comunista Cubano.
Ao invés, estes filmes foram objecto de repudio, assumindo alguma violência, por parte dos cubanos de Miami, que viram estas produções como uma “encomenda” por parte do regime para “branquear” estes 50 anos de poder dos “barbudos”.
Quando nasci, já Fidel de Castro lutava contra a ditadura cubana, um Fidel que poderia ter sido um brilhante advogado, idolatrado pelos cubanos como basquetebolista de eleição, educado em colégios de jesuítas, e filho de um galego com algum património, que contrastava com a maioria da população da ilha, miseravelmente paga numa agricultura que beneficiava as grandes companhias açucareiras estado-unidenses.
Para além das fotografias brilhantes da agencia Magnum, e de muitos filmes de televisões americanas, é na saga do Padrinho de Coppola, que ganhou o Óscar na sua versão I e II, que o projectado fim de ano de 1958, ganha uma dimensão universal, e que dá a imagem fiel do que era Cuba nessa altura, um prostíbulo e um casino gigante dos EUA, lugar onde se cruzavam todas as jogadas torpes do crime e do lucro fácil.
Em 1990, num filme de Sidney Pollack, “Havana”, Robert Redford, Lena Olin, Alan Arkin, recria-se a atmosfera desse “reveillon” estragado pela fuga de Batista e a consequente entrada dos “sobreviventes da Sierra Maestra” em Cuba, lideradas por Camilo Cienfuegos, que abre assim caminho à entrada triunfal de Che e Fidel em Havana, em 8 de Janeiro de 1959.
Pela generosidade dos seus protagonistas, pela afronta aos valores de uma América profundamente anti-comunista, muito marcada pela paranóia do Maccartismo, associadas às propostas inovadoras de democratização social e melhoria das condições de vida do povo cubano, a revolução cubana afirmou-se como o período mais marcante para as gerações do pós-guerra no mundo.
Ao longo de todo o meu processo de maturação política, os valores saídos da revolução cubana sempre me foram caros, embora pontualmente discorde de algumas decisões, que abastardaram motivações que na sua essência eram marcadamente solidárias e progressistas.
Não foi a revolução cubana, a aldeia gaulesa criada por Goscinny e Urdezo, nem Fidel e Che foram o Ásterix e Obélix das Caraíbas, porque a realidade é que os guerrilheiros que entraram em Havana naquele longínquo 1958/59, não estavam determinados a mais que devolverem dignidade a seu povo, como até confirmam os seus detratores como Arrabal, Rsendo Canto Hernandez, Guillermo Cabrera Infante, Zoé Valdés e outros.
Cuba foi o primeiro país no mundo que levou a cabo uma campanha de alfabetização generalizada, e conseguiu em cinquenta anos inverter as estatísticas de 87% de analfabetos, para uns residuais 5%, numero só possível em países com economia estabilizada. Desenvolveu um grande programa de saúde, o que lhe permite responder cabalmente à sua população, conseguindo também dar resposta a um numero crescente de solicitações de diferentes países, alguns dos quais a cantarem loas ao seu progresso continuado.
A “ operação Carlota”, que vai caindo no esquecimento dos angolanos, que convenhamos nunca foram muito pródigos em memória colectiva, foi um factor determinante para a independência da então Republica Popular de Angola, e consequente inversão de valores na parte austral do continente. Foi o início de uma ajuda massiva, que já vinha do tempo da luta armada, mas que alguns sectores da nossa sociedade vão desdenhando. Não defendo contudo, a presença cubana na Etiópia, já que a prática do regime de Hailé Mariam foi reprovável em todos os domínios.
Cinquenta anos depois, e socorrendo-me do livro de Ignacio Ramonet,” Fidel de Castro- Biografia a duas vozes”, editado pelo Campo das Letras, só me resta também ficar com as entrelinhas numa frase de Fidel: “ Será que as revoluções estão condenadas a afundarem-se ou será que os homens poderão fazer com que as revoluções se afundem?”
Se me perguntarem se Cuba foi o que sonhava ser algo tipo Utopia de “Thomas Morus”, acho que não, até porque há questões para que nunca obtive respostas óbvias como a existência da a pena de morte, o cercear das liberdades individuais, as prisões discricionárias, e fundamentalmente que me façam sustentar com objectividade a alegada irreversibilidade do socialismo.
Ao fim deste tempo, mantenho pela Cuba revolucionária um grande respeito, como também continuo a defender determinados valores que tem sido mote da revolução cubana, e quando recentemente a especulativa revista americana Forbes, disse que Fidel era a décima fortuna do mundo, e justificava tudo isso com os resultados das empresas estaduais cubanas, ele indignou-se e pediu provas, e nunca mais se falou no assunto, o que prova que Fidel ainda vai tendo a sua importância para os EUA. É algo incrível pois a dimensão, o estado de desenvolvimento, o circunstancialismo social deve ser pesado não numa comparação com os poderosos Estados Unidos, mas com o Haiti, Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e por aí fora num mesmo contexto geográfico e económico.
Neste reveillon de 2008/9 digo que estes cinquenta anos valeram a pena, mesmo que Cuba entre em breve numa nova ordem de economia de mercado e também só mesmo de mercadoria, o que não é o melhor!

Fernando Pereira
29/12/08

24 de dezembro de 2008

Angola, os Brancos e a Independência/ Ágora/ Novo Jornal-Luanda 23/12/08



Desde há um mês que sabia, que o trabalho académico, de alguns anos, de Fernando Tavares Pimenta estava disponível nas livrarias, numa edição da magnífica “Biblioteca das Ciências Sociais”, da Editora Afrontamento.
A obra, “ Angola, os Brancos e a Independência” é o trabalho de tese de doutoramento em História e Civilização, apresentada em Florença em 2007, e surge no contexto de outros trabalhos, já aqui referidos, como os “Brancos de Angola- Autonomismo e Nacionalismo 1900/1961”, editado em 2005 pela Minerva /Coimbra, e outro em que revela a probidade intelectual de Adolfo Maria, no livro da Afrontamento “Angola no percurso de um Nacionalista” (2006).
Esta trabalho recente de Fernando Pimenta, é de um enorme rigor, numa bem conseguida recolha no campo documental e com recurso a muitos depoimentos de pessoas ideologicamente matizadas de forma diferenciada, o que lhe confere uma extraordinária verosimilhança.
Percorre todas as múltiplas tentativas emancipalistas ao longo do século XX, desde as que foram ocorrendo nos primeiros vinte anos do século, particularmente nas disputas entre as proeminentes associações corporativas de colonos de Luanda e do Sul de Angola, onde se destaca a de Benguela, situação que vai sendo repetida ao longo do século até ao eclodir da luta armada.
O colonialismo de Norton de Matos (sobre este assunto, saiu um recomendável livro de Maria Alexandre Dáskalos, editado pela Minerva, muito recentemente), a presença das lojas Maçónicas, as associações comerciais e industriais em determinados contextos de colonos mais arreigados a lutarem por um certo autonomismo, as relações com o clero, nomeadamente Manuel Alves da Cunha e o Cónego Manuel das Neves, a “fermentação” da FUA, a Sociedade Cultural de Angola, a Liga Africana, as edições Imbondeiro, foi tudo escalpelizado neste brilhante trabalho.
A presença de brancos, no contexto dos movimentos de libertação, onde a versão “comicieira” não coincidia com a praxis quotidiana na fase de luta, ou na fase de transição para a independência, merecem uma reflexão cuidada por parte do autor. Não deixa Fernando Pimenta de contextualizar alguns movimentos de brancos, que se foram sucedendo visando a rodezialização de Angola em diversos períodos, nomeadamente nos anos 60, e particularmente nos meses que se seguiram à eclosão do 25 de Abril de 1974 em Portugal.
Seria fastidioso, e provavelmente fautor de opiniões dispares, se viesse para aqui comentar o livro, como uma obra política de circunstancia. A realidade é que estamos perante uma obra académica, de um assunto que merece cuidado, e hoje com cada vez mais actualidade e necessidade de discussão, sustentada por factos concretos, e não por arrufos, êxtases ou oportunismos pontuais.
Este livro não especula, assenta em factos e não será alheio a circunstancia do autor, ser um jovem académico brilhante, nascido em 1980, português, sem relação alguma com África, e que fez uma opção clara no seu percurso de investigação.
Este caso, não é virgem no domínio da história e ciências sociais da língua portuguesa, onde encontramos jovens doutorados, ou investigadores como Cláudia Castelo., Valentim Alexandre e Margarida Calafate Ribeiro entre outros, que com a introdução de novas tecnologias na investigação, com a reabertura de arquivos diversos, e com a distancia física e emocional de acontecimentos, permitem dar-nos um olhar novo, e mais realista de um tempo que vivemos com muito entusiasmo, mas também por vezes com diminuída clarividência.
Ao Fernando Tavares Pimenta, como angolano, tenho de lhe agradecer este excelente contributo que dá ao meu País, porque de facto vem ajudar-nos a discutir identidades e olhares, que por vezes não estamos muito habituados, talvez por força de algo de extraordinário que temos, que é o de sermos sempre desenrascados perante o enrascanço quase permanente, mesmo no nosso convívio quotidiano “amargo e doce”.
Um livro a adquirir com carácter de prioridade.

Fernando Pereira
24/12/08

Ouvi dizer, que há países onde se gasta dinheiro para emagrecer!


Fazer um artigo sobre o ano que passou, por muito mau que o ano tivesse sido, é significativamente melhor que fazer um artigo sobre o ano que aí vem.
O ano de que estamos prestes a ver como passado, vai ser um ano cheio de efemérides daqui por uns anos, e cá estarei seguramente, para as referir se acaso algumas confirmarem, as mudanças prováveis de um futuro próximo.
Dando uma volta por Luanda, continuamos a assistir a mais um ano em que se fala de muita construção civil, mas não se consegue ler, ver ou ouvir em algum lado gente a falar de esgotos, seu tratamento e conservação. Sobre isto lembro-me da irritação de um amigo meu, que era presidente de câmara de uma cidade , que dizia que os “presidentes de junta só falam em enterrar dinheiro, pois pedem sempre esgotos”, ao que ele respondia, “peçam coisas cá para cima, coisas que se vejam, agora esgotos ninguém vê nem dá votos!”
Se conseguirmos que uma pequena parte dos projectos de arquitetura ousem ser construídos, a cidade só conseguirá ser mais feia e insalubre para a vista, e para o habitar das gentes. Continuou-se a imitar o desordenamento urbano colonial, construindo megatéreos envidraçados, verdadeiros atentados ao ambiente, já que nada tem a ver com as características do clima, e com a prodigalidade da exposição solar.
A manter-se o quadro de crise internacional dos fundos, algo que me faz sorrir, pois a maior parte da população mundial viveu sempre com os fundos das panelas vazios, vamos assistir a uma crise sem precedentes, pois tudo o que sucedeu, não foi nada que já nem tivesse acontecido noutras alturas, e sempre Angola se saiu mal desses períodos.
Se fosse nos tempos do “caminhar seguro para o socialismo”, teríamos que arranjar a sigla anual que emulasse as pessoas na “vitória na batalha da produção”, e atrever-me-ia a colocar o “Ano em que estivemos em parte nenhuma”, título de uma obra sobre a experiencia africana de Che Guevara, que poderá ser o que acontecerá a nível mundial no ano de 2009.
A eleição de Barak Obama nos EUAs, tem uma marca de extraordinária relevância no quadro das referencias para o futuro, num mundo onde o racismo tenderá a esbater-se, e a ser cada vez mais desejavelmente uma coisa para a antropologia estudar. Quanto à sua política tenho naturais reservas, pois apesar de algumas boas intenções não vejo meios e condições objectivas para alterar muito nuns EUA, que procuram com políticas diferenciadas, reabilitar a sua imagem de liberdade e de defesa dos direitos do homem, características basilares do seu quadro constitucional.
Vamos deixar 2008, com eleições feitas e em 2009 lá virão outras, que julgo não irão alterar o quadro geral da orientação política do País, e qualquer alteração a nível económico, será sempre ditada pelas vagas sucessivas da maré vazante das economias mundiais.
Escolhi para vos dizer até para o ano a foto do final de “Tempos Modernos”, um filme de Charlie Chaplin, que pode ser premonitório de alguns tempos que aí vem, e que é sobre tempos seguintes ao crash de 1929. Esta cena de Charlie Chaplin e Paulette Goddard no filme de 1936 (Modern Times) é uma das mais emblemáticas da história do cinema.

Fernando Pereira

17/12/08

Quando chegam os reis Magos?



Foi há uns anos na LAC que o meu amigo Orlando Rodrigues, quando confrontado com a pergunta sacramental, sobre o que desejava para os angolanos no Natal, ele terá dito que com os números alarmantes de HIV /SIDA, com a quantidade de desnutridos, com a insegurança, enfim com tudo que eram desgraças era difícil desejar um bom Natal às pessoas.
Óbviamente que o tempo passou, já que isto foi dito num contexto em que já se tinha medo do dia seguinte, em tempos que se dizia que a “Angola de hoje é melhor que a de amanhã e a de depois de amanhã será bem melhor que a de ontem”, mas prevalecem algumas realidades confrangedoras, que me inibem de ser um “natalista” optimista.
Eu não gosto do Natal, melhor não gosto do que comummente é designado pelo “espírito natalício”, um estado de espírito algo esquisito, em que todos sentem que devem fazer uma boa acção, ou um conjunto de boas acções, assim como os seguidores de Baden Powell vão tentando fazer uma vez por dia, como forma de catarse para expiar pecadilhos diversos, feitos durante o ano.
Sinceramente, eu gostava muito mais do “Dia da Família”, dos tempos de um socialismo a caminhar pesadamente para o científico, do que gosto da época do Natal, destes tempos de capitalismo emergentemente pujante e criativamente hipócrita.
Ver uma árvore decorada com enfeites na Assembleia Nacional, é o topo do kitsch que tem sido o quotidiano da Luanda actual, que curiosamente me mereciam comentários do mesmo tipo, que o escritor português António Lobo Antunes fez da sociedade luandense na antecâmara do finar do colonialismo, em livros como “Os cus de Judas”, “ as Naus” ou nas suas cartas de guerra no “D’ este viver aqui neste papel descripto”.
Lembro-me do Natal no Uíge, onde vivi a minha meninice, e recordo-me de ter em casa uma árvore de folhas postiças de plástico, polvilhada de algodão hidrófilo, a tentar ilustrar uma coisa que só muito mais tarde vi, que era a neve, com uma série de penduricalhos a imitarem anjos, camelos e reis magos. Parece que era hábito as coisas postiças, pois nos anos sessenta, uma das coisas que muito dinheiro deu a ganhar a Horácio Roque foram as cabeleiras, com que se passeavam as senhoras da burguesia colonial, nos sítios in da cidade ao tempo, o Clube Naval ou o Clube de Caçadores entre outros lugares badalados.
Podia mesmo continuar aqui a debitar mais um conjunto de argumentos, para mostrar que esta festa de solidariedade tem muito pouco, e que nem a figura do Pai-Natal obeso, com destacada proeminência ventral, contrariando todas as recomendações de nutricionistas e endocrinologistas, consegue transmitir a bonomia generalizada que se pretende da época.
O Pai-Natal, que secundarizou o vetusto “menino Jesus das palhinhas”, foi “usurpado” com grande eficácia para todas as partes envolvidas, a uma globalizada marca de refrigerantes e acabou por fazer entrar o “espírito de Natal” entre judeus, muçulmanos, budistas, agnósticos e por aí fora, ficando apenas para os católicos como S. Nicolau. Um bom negócio para todos!
Como indefectível adepto do FC do Porto e do 1º de Agosto, ouso encerrar um artigo sobre o Natal, com a provocação de que a semelhança entre o Benfica e o Pai Natal é que ambos são vermelhos, aparecem uma vez no ano e só os parvos acreditam neles.
Um Bom Natal a todos que gosto todos os dias!


Fernando Pereira

19 de dezembro de 2008

Jean Depara, percurso de um fotógrafo angolano./ Ágora/ Novo Jornal/ Luanda 19-12-08





Bilbao é provavelmente uma cidade que fica fora de quase todos os circuitos de referencia, para gentes com grande dinamismo para o negócio, para o ócio e acima de tudo para fazerem de beócios.
Faz agora um aninho, que aproveitei um périplo pelo País Basco, e tive oportunidade, melhor dizendo, criei a oportunidade, de ir ver a exposição 100% África no museu Guggenheim, essa verdadeira obra prima de Frank Gehry, que transformou a degradada zona, da decrépita industria metalo-mecânica de Bilbau, num espaço apelativa à modernidade e á fruição dos bilbaínos, em torno de um edificio que será uma obra imorredoira.
Durante seis meses, essa museu acolheu uma exposição de trinta e cinco artistas da África subsaariana que mostraram numa colectiva de artes-plásticas e fotografia, argumentos artísticos que os europeus nunca tinham visto em termos de um conjunto tão diversificado.
Neste edifício, onde acaba por ser difícil as pessoas alhearem-se do espaço criado, por muito que o revisitem, todo o 3º piso foi ocupado por esta exposição, que se deveu a Jean Pigozzi, um suíço, herdeiro dos patrões da Simca, com um misto de profissional e de diletante como fotógrafo, riquíssimo, e que desde 1989 com a colaboração do seu conservador André Magnin, tem adquirido em África tudo o que acha que valorize a sua colecção, que é já a maior colecção de arte contemporânea africana com um acervo de milhares de obras diversas.
Nesta exposição de 25 artistas, que a CAACART da Pigozzi Colection e o Guugenheim de Bilbao deram a conhecer, releva-se o facto de entre algumas obras de alguns desconhecidos, ou menos conhecidos, estarem trabalhos de Abu Bakarr Mansaray, (1970), da Serra Leoa, e Pascale Marthine Tayou (1967) dos Camarões e de Pathy Tshindele (1976) de Kinshasa. Notou-se contudo algum desiquilíbrio pois de Moçambique estava apenas Titos Mabota(1963), da África do Sul apenas Esther Mahlangu (1935) e ninguém de Angola.
Se nas artes plásticas não encontrámos nenhum angolano, já na fotografia encontrámos Jean Depara, que nasceu em 1928 em Kboklolo no norte de Angola, e chega a Kinshasa em 1951, cidade onde acidentalmente pega numa Adox e começa a fotografar, tendo deixado de o fazer apenas quando da sua morte em 1997, na cidade onde se casou e viveu desde o dealbar dos anos 50.
Depara nos trabalhos expostos, mostra a noite em Kinshasa e noutras cidades da RDC, onde há fotos notáveis das rumbas, cha-cha-chas, bem como muitos testemunhos de night-clubs, principalmente onde actuava o cantor “zairense” Franco, tendo nessa altura aberto o estúdio Jean Whisky Depara, onde até ao seu encerramento em 1989, a fotografia a preto e branco testemunhou três décadas da noite congolesa.
Paradoxalmente, as suas fotos só começaram a ser expostas na Europa e em África, depois da sua morte, quando Pigozzi comprou todo o seu acervo.
Era bom que em Angola pudessem ver uma exposição de Jean Depara, nem que fosse só com as fotos que vi no Guggenheim, pelo que creio que há-de haver vontade bastante, para que isso possa ser uma realidade em breve.
Para já o que posso dizer é que na Tate Modern em Londres, e até 31/3/09, Seydou Keitha do Mali tem uma exposição de fotos, que mostram um quotidiano interessante, polvilhado de gentes de Bamako.
Confesso que fiquei maravilhado com o que vi, naquela visita à referencia maior de Bilbao, que é uma das cidades europeias mais equilibradas arquitetónicamente dentro de um conceito de cidade de vale e montanha, e onde se tem desenvolvido ao longo de décadas propostas de urbanismo interessantíssimas.


Fernando Pereira
10/12/08
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