15 de julho de 2011

A Borracha do Rocha /Jornal O INTERIOR / 14-7-2011




Presumo que os próximos tempos serão de grande discussão no Partido Socialista num momento em que "O PS tem de ser refundado de alguma maneira, tem de ser melhorado, tem de discutir política a sério e tem de ter política a sério e grandes ideias para o futuro", segundo Mário Soares.
Fiquei perplexo porque sempre pensei que o Mário Soares tivesse sido alguém no PS, mas pelos vistos um de nós enganou-se, a história ou eu.
Nunca é tarde para começar, e já estou a ver que nos próximos tempos o que se vai discutir no Partido Socialista vai ser Hegel, Owen, Fourier ou Saint-Simon , o jovem Marx (estou a ver toda a gente com a Ideologia Alemã e as “Críticas a Feuerbach” na mão, ali para o lado da Rua dos Prazeres),Kautsky, Bernstein, Weber ou outros teóricos do socialismo moderno.
Acredito que vai ser mesmo isto e acho que se vai conseguir sair dos lugares comuns do quotidiano eleiçoeiro, onde magotes de gente com colarinho fechado, vestidos com fardas maoistas a brandir o livro vermelho poderão ocupar uma outra sede, ali perto da Álvares Cabral na cidade capital do País, onde todos os Prazeres de todos os distritos e autónomas fluirão num líder qual revisitação portuguesa de “The Last King of Scotland”, esse filme onde Forest Whitaker foi “oscarado”.
Vou gostar de ver, e quiçá participar neste conclave se me aceitarem, mas talvez ainda não veja grande movimentação porque os textos teóricos estarão presumivelmente a ser passados para PDF. Há sempre a possibilidade de poder consultar o site de uma fundação perto de si (neste caso, no largo de S. Bento, perto do Rato).
Como o Tomas enquanto presidente tinha mais piada que o Cavaco Silva, apesar das atribuições serem iguais, não resisto a colocar aqui uma parte de um discurso e reportagem em 1970 em Torres Vedras: O Chefe de Estado visitou Torres Vedras, onde inaugurou vários melhoramentos. À sua chegada, uma força da Legião Portuguesa prestou as honras da praxe ao Almirante Américo Tomás. Ao discursar, durante a sessão de boas-vindas, o Chefe do Estado evocou o papel histórico das linhas de Torres. Disse o Almirante Américo Tomás: “Tem esta terra, senhor presidente, largas tradições, tradições que vêm de muito longe; mas eu agora só quero referir aquelas que distam no tempo de século e meio. Aqui estão colocadas as Linhas de Torres, essas Linhas que conseguiram parar os exércitos de Napoleão e salvar a cidade de Lisboa na terceira invasão francesa. Pois bem, esta terra cumpriu, através das suas Linhas, o seu papel na defesa da Pátria. Tem cumprido sempre esse papel ao longo dos tempos e eu, neste momento, para terminar estas minhas palavras, quero dizer que as Linhas de Torres estão presentemente em todo o nosso Pais: começam no nosso Ultramar, mas, também, aqui na Metrópole, elas são absolutamente indispensáveis, porque temos que defender a nossa Pátria em todos os lugares onde ela existe. E hoje, nos tempos modernos, o campo de batalha não está apenas no sítio em que as lutas se travam: está em toda a parte, e nós, por conseguinte, precisamos de ter Linhas de Torres em todo o nosso Pais, em todo o nosso território,..”
Não sei se irei ler o “18 Brumário de Luis Bonaparte” de Marx para seguir as orientações do também Nobre, mas Soares.

Fernando Pereira
27/6/2011

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails