4 de setembro de 2009

Trinca-Fortes (II) /Ágora/ Novo Jornal/ Luanda /4-9-09



Lembro-me como Camões foi ignobilmente tratado, pelas autoridades coloniais de Luanda no início da década de 70, e só corroboro o que António Lobo Antunes escreveu sobre as “horríveis estátuas de Luanda”, pelos vistos má tradição que se mantém, tendo em consideração a estatuária da Luanda actual.
Ao colocar no meio de uma miserável rotundazinha, numa peanha de 80cm, um Camões com 2,10m, muito magro, com uma bunda algo saliente, e com uma pena numa mão, umas folhas tamanho A4 na outra e uma coroa de folhas de oliveira na cabeça, que vista ao longe mais parecia um gorro de dormir, foi só gozar com o poeta maior da Lusofonia. Escusado será dizer que no olho uma “curitas”, sempre lhe daria mais dignidade que a pala que lhe puseram.
Este monumento, que era motivo da hilaridade geral da população, era conhecido em Luanda, pelo "Sinaleiro", e de facto foi de longe a pior homenagem que lhe poderiam ter feito, pois fizeram ali um "mix" entre um jogador da NBA, um bailarino do Bolshoi, um eunuco de um qualquer imperador e uma sacerdotisa vestal de Delfos. Hoje está num jardim no meio da fortaleza de Luanda, onde está o Diogo Cão à porta por não ter cabimento lá dentro, e com o rabo voltado para a cidade, numa atitude de embirração por o terem tirado defronte do Palácio de Vidro, ou o “palácio das mil virgens”como era conhecido no tempo colonial, o actual ministério do Comércio e Turismo, pelo inusitado número de mulheres que então por lá trabalhavam.
Voltando a falar de Camões, que segundo reza a história está sepultado no mosteiro dos Jerónimos, ao pé do notável absintista Fernando Pessoa. Ora Camões não "tinha dinheiro para mandar tocar um cego", frase que nunca foi tão oportuna, quanto mais para ir parar a um cemitério, e que anos mais tarde o fossem lá buscar para ir acabar nos Jerónimos! Duvidosa a versão, mas corrente e recorrente!
Consta a história que o rapaz era danado para as curvas, e um pouco por todo o lado foi semeando rivalidades e batendo-se por amores. Alguém achava que ele se iria meter em Macau a escrever numa gruta lúgubre? Obviamente, que para ele aquilo era a Gruta Garbo, pois era por lá que ele ia conhecendo e criando íntimos com ninfas, que eram parecidas com a Gretha Garbo, menos no Garbo. Ir para uma gruta, sem luz, um “semiótico” escrever com uma pena, era pedir para se acreditar demais!
Camões devia ser um gajo fixe, pois segundo se sabe das suas vidas paralelas gostava muito de vinhaça, e apesar de ser herdeiro de fidalgo, ele afinfava umas bebedeiras e inebriava-se com vapores carnais, um pouco tipo "vai a todas". E o maganão tinha jeito para o engate, como se prova o verso que fazia a todas, que lhe dava acrescidos favores nos seus engates.
Verdadeira referência para todos os lusófonos, pois escrevia, bebia, engatava, andava á cacetada e cantava. A imagem que perdura é muito diferente de tantas anedotas que a história pariu. Actualmente era considerado um devasso, um escritor marginal, um "terror" dos bons costumes, enfim um tipo, que só quando morresse, teria direito a que dissessem que tinha "morrido um homem bom"! O homem foi o verdadeiro "Corto Maltese", mas mais refinado que a personagem notável do Hugo Pratt, e só não foi o Fernão Mendes Pinto, porque o outro era a mitomania no seu máximo esplendor.
Sei que Luis Vaz de Camões foi sendo sucessivamente aproveitado ao longo dos séculos, pelos poderes ou pelos que contestatários, mas ninguém deixará de admitir que o que fez fê-lo magistralmente, e não deixa de ser o António Carlos Jobim do século XVI, século primeiro da globalização!

Fernando Pereira
22/08/09

1 comentário:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

ERRADO...a Globalização nasceu muito ANTES....ANTES MESMO DE CARLOS MAGNO, de Gengiskan, de Salomão e a núbia rainha de sabá...

Related Posts with Thumbnails