1 de maio de 2006

Continuava a escrevinhar...





Pode parecer provocação...mas é uma constatação (não deixando de ter um salutar cunho provocatório)...
Ao longo destes tempos em que "vamos cantando e rindo" por aqui, não deixei de ficar surpreendido por não ter sido lembrado nenhum colega do Cazenga,do Sambizanga, do Marçal, do Mota, do Lixeira, do Catambor ou até de outros bairros, vulgo muceques de Luanda!!! Será que o nosso liceu só tinha gente da cidade do asfalto???Ou talvez a população desses bairros não gostasse de ver os filhos nas escolas (eheheheh)!!
Por estas e por outras é que podemos ir encontrando respostas para coisas que não se passaram da forma como muitos concordariam.
No ultimo fim de semana o aliado português do Samakuva, resolveu intervir sobre a descolonização...Do alto da sua "eloquencia", o Moderno Sacadura Cabral Portas, resolveu dar o mote...que alguns outros congressistas agarraram...sobre a "infame" descolonização!!
Era bom que se tivesse a elevação e o espirito saudável de discussão em democracia,e que se começasse a falar da história, que não começou apenas em 25 de Abril de 1974 e acabou em 11 de Novembro de 1975 .Sem demagogias, sem insultos, duma forma divergentemente serena, era importante que se falasse das coisas e não se mantivessem estigmas, alguns deles artificiais, relativos a certos temas.
À distancia de quase 30 anos , e com uma maior capacidade de análise fruto de experiencias,documentos e discussões publicas pode e deve debater-se tudo, sem alinharmos nos falaciosos argumentos comicieiros ou nas patéticas e surrealistas perversões de idolatrar certas figuras, como o menino Paulinho fez ´com grande hipocrisia no funeral de Maggiollo Gouveia
Sei que estou a ser "políticamente incorrecto", mas como gosto de debater, de aprender e de congregar esforços para que outras discussões, apareçam no sentido de ir adiando alguns sintomas de escleroses que o debate sério pode ajudar a protelar..

Dos bairros de hoje..

Sobre os musseques de hoje, podemos dizer com alguma propriedade que invadiram o asfalto...Em vez do asfalto aumentar para os musseques, eles quase engoliram o asfalto, por razões várias...e por isso Luanda é hoje um passo antes do caos em termos urbanísticos, de limpeza, de distribuição de água e electricidade. Mas tb é verdade e neste caso senão com bela, a própria cidade tornou-se mais garrida, mais sonora, mais conversadora e mais democratizável!!

Nenhum de nós deve expiar as culpas do colonialismo.Ng deve expiar essas culpas pq o sistema era de facto colonialista, e cada pesoa por si só servia os interesses do colonialismo instalado, mesmo que não se desse conta disso...Qto`ao que se diz da descolonização é um tema que não me apetece entrar por certas Portas, como de querer recuperar os Silva Portos, os Fifis, os Aleixos e por aí fora tão ao gosto do Matoso e quejandos!!!
Qto ao facto de se querer constituir uma célula M-L no Calhambeque, pode explicar o porquê de ter durado tanto o colonialismo, pois nunca vi nenhuma revolução começar com o patrocínio do With Horse ou um Rhum da Neto Costa (Pela aversão salazareira ao Havana Club).
Voltando ao tema e tendo em conta as belíssimas fotos de Loanda que temos aqui no site, alguém se questionou do que foi o caos urbanístico que sofreu a fase de "desenvolvimento" de Luanda???
Que aconteceu à magnífica baixa da cidade de Luanda???Restou a Rua dos Mercadores...Mas a envolvencia era lindíssima Que se fez ao magnífico edifício no Kinaxixe onde funcionavam os Serviços de Agricultura, ao pé da centenária mulembeira...onde nasceu aquele feio prédio da Cuca???Que se fez ao bonito edifício dos Serviços Pecuários??Pq é que com muito mau gosto se destruiu a fachada do palácio do Governador e a torre que tinha??Pq é que se demoliram os prédios da Rua Salvador Correia???E no bairro das Ingombotas?? E por aí fora!!!
Vcs lembram-se do Hotel Palace de Luanda??' E do Grande Hotel de Luanda??? E já agora numa de provocação...o Hotel Miradouro????
Um abraço
Fernando Pereira

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails