18 de março de 2006

De Angola à contramão...


Pois é...eu tinha previsto que eles apareciam, e ei-los, "velhos e novos, virão um dia ricos ou não", como dizia o cantor que teve de bazar de Portugal por causa da liberdade e da paz, José Mário Branco.
Eu nem vou contestar sequer o que certa gente diz, pq de facto deve ser uma fase delirante...Moçamedes com maiores frigoríficos que Vigo...Eu bem tinha razão...disseram que o " Oh Calcutath esteve 15 anos seguidos de exibição em Londres..enganaram-me foi no Cuma..o que a propaganda contra o colonialismo nos escondia...Eu que desconfiava que o Empire State Building era em Nova York, afinal era em Caconda, o Louvre parece que era um museuzito em Paris qd no Dundo é que havia um grande...e qd acabar a presença colonial portuguesa em Angola os cubanos carregaram com os frigoríficos e com os dois barcos de pesca para Cuba, e logo ultrapassaram todas as marinhas de pesca do globo...Eu sempre achei que me cravejavam de mentiras....Ainda hoje a ler a Unica (do Expresso) vejo aquele terrorista do Nuno Grande, dizer que começou a luta contra a febre amarela em Angola qd morreu o primeiro branco, pelo que posso considerar que antes desse branco ng tinha febre amarela, que foi uma bênção exportada para Angola pelos brancos, e que como era chic até os naturais começaram a ter para não ficarem fora dos usos e costumes dos portugueses...E sabem pq isto tudo...Pq era necessário para a fé do império colocar um serviço de protecção contra a febre amarela, e para isso tinha de morrer um branco...Devo andar a ver cada vez pior...e depois ..dizem que perco o verniz...Nunca antes de um branco morrer de malária tinha morrido um cidadão português negro com essa doença!!!!!
O que vale é que o diapasão desta gente está toda virada para a esquina da Lello...enfim...
O CFB era para trazer minério importado do terceiro mundo para o grande centro siderúrgico do Chinguar e do Cunge, onde depois era transportado para as fábricas de automóveis do Luena e Camacupa...Claro que tb não me esqueço que o centro espacial , ao nível do Kennedy, era no Dombe, e já há muito que se combatia a poluição industrial em Mavinga e nos rios limítrofes...
O de Moçamedes era um caminho-de-ferro turístico...tipo Expresso do Oriente...Penso eu de que???
Gostava de saber uma coisa...Pq é que Luanda em paz tinha uma cerca de arame farpado à volta do seu perímetro urbano e um controle em todas as suas saídas e entradas...
Nunca percebi se era para os que moravam em Luanda não saírem, se era para os que iam para Luanda não entrarem...è que esse perímetro era iluminado e vigiado por altos torreões assim como o gueto de Varsóvia nos anos 30 e 40...
Enfim...de facto não há verniz que aguente qd "ei-los que chegam, velhos e novos, virão um dia ricos ou não"
Fernando Pereira (suficientemente indulgente para ir ouvindo um ruído de fundo, por parte dos que se juntam a mim para terem a visibilidade que julgam ter direito)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails