24 de outubro de 2015

Ricos e Ricos Meninos / Ágora / Novo Jornal / Luanda 23-10-2015




O “Expansão”, na semana passada publicou que Luanda tem 4.900 milionários, que juntos valem 3% da fortuna do continente africano, e posicionam-na como a sexta cidade no “ranking” dos ricos das cidades africanas!
Não fiquei particularmente entusiasmado com esta notícia, porque uma parte significativa das pessoas da lista, tem um papel relativamente encolhido no pouco dinâmico sector produtivo do País.
Gente com hábitos de consumo exagerados no contexto atual de Angola, a ostentarem muito e a fazerem francamente pouco na criação de emprego para os cidadãos, e inerentemente que ajudasse à criação de uma média burguesia que alavancasse novos desenvolvimentos, e alguns projetos ideológicos que pusessem o Estado a funcionar com regras bem definidas.
Os ricos só serão respeitados se promoverem o desenvolvimento económico e simultaneamente ajudarem à integração social das pessoas. No estado em que estamos, a diferença entre os que os invejam e o que os criticam pela sua inação é muito pequena e a perpetuar-se esta situação, o respeito dos cidadãos por este estrato da população aumenta em agressividade verbal ou até de forma física.
Obviamente que há exceções, que desenvolvem o País, mas ainda não conseguem ser em número suficiente que permitam esconder a riqueza aviltante que vai circulando pelos olhos chocados de uma população a quem falta muito de quase tudo!
Vou deixar aqui algumas histórias de gente de “sucesso”, para muitos saberem que outros bem mais ricos eram “bem mais discretos”, o que também não faz certas pessoas terem um caracter imaculado.
Num restaurante no Guincho em Cascais dois clientes numa mesa despertavam a atenção dos outros comensais e recebiam as atenções dos empregados. Jorge de Melo, antigo todo-poderoso do grupo CUF e Américo Amorim, acionista de muitas empresas e considerado pela revista Forbes o mais rico de Portugal.
A conversa ia fluindo e a determinada altura dizia Amorim em voz moderadamente alta: “Sou o homem mais rico do País” ao que terá retorquido Jorge de Melo: “Já fui eu, mas era mais discreto”! Ainda nessa conversa Amorim dizia:” É uma maçada ser o homem mais rico do País” ao que o interlocutor replicou que “Não ligue, isso passa”!
António Champalimaud, foi durante muitos anos o único português com fortuna pessoal, que tinha direito a figurar recorrentemente no top das cem maiores fortunas europeias. Numa rara entrevista a um canal de TV quando se abordava a proverbial “forretice” e a frugalidade da sua vida quotidiana, foi questionado, entre outras trivialidades, qual a marca do seu carro, respondeu que era um luxuoso Bentley, com quase trinta anos; Perante a surpresa da entrevistadora, retorquiu Champalimaud que quando mudava de carro tinha que ser um durável para que pudesse manter-se muitos anos e em condições.
O sueco Ingvar Kamprad, dono do poderoso IKEA, uma das cinco pessoas mais ricas do mundo, parece viver uma vida bastante modesta. Apanha o metro para ir trabalhar, voa nas companhias aéreas “low cost”, fica em hotéis de categoria média e outras idiossincrasias que o tomam por avarento. Kamprad diz: “ As pessoas dizem que sou avarento e que não me importo que eles também sejam. Mas a verdade é que me sinto muito orgulhoso por seguir as normas da nossa empresa”. Apesar disso, também é verdade que não se privou de ter uma casa fantástica na Provença (França), nem de residir na Suíça, um país habituado às extravagâncias dos milionários.
Amâncio Ortega, dono da Inditex, a maior fortuna de Espanha, segunda na Europa, sétima no mundo segundo a revista Forbes, é um discreto galego que fundou em 1975 e uma pequena alfaiataria numa rua discreta na cidade portuária do norte de Espanha, La Coruna.
Homem que não dá entrevistas, não se deixa fotografar e preserva a sua intimidade ao ponto de não se saberem pormenores tão comezinhos como os seus hábitos quotidianos ou as suas relações de amizade. A marca mais conhecida da empresa é a Zara, mas agrega também a Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home, Uterqüe e Tempe. O império de Amancio Ortega estende-se por 73 países, com mais de 47.000 lojas e quase 90.000 empregados. Em todo o mundo há uma loja do grupo, por isso se diz que “No Império Ortega, o Sol nunca se põe”.
John Rockefeller (1839-1937), fundador e dono da Standar Oil Company, que se ramificou nas atuais ExxonMobil, Chevron, Conoco Philips e a Sohio. Dono de uma fortuna calculada em 325.300 milhões de dólares passou a imagem de um filantropo mas um dos seus maiores prazeres era lutar contra os sindicatos operários, empenhando-se com métodos verdadeiramente nojentos na repressão das greves e na perseguição a dirigentes sindicais.
Para se ter a noção exata da fortuna de Rockefeller, compare-se a sua fortuna com a do 1º do mundo, o mexicano Carlos Slim Helu, segundo a Forbes com uma fortuna estimada em 53500 milhões de dólares, seguido de Bill Gates com 53000 milhões de dólares. O PIB de Angola em 2013 foi de 124.200.000.000 de dólares, isto só para termos de comparação.
Andrew Carnegie (1835-1919) com uma fortuna estimada ao tempo de 298.000 milhões de dólares, foi o rei do aço nos EUA. Nasceu pobre na Escócia e emigrou para os Estados Unidos e deixou uma frase que ainda hoje é lapidar nas escolas de gestão mais famosas da América: “ Um dos segredos do sucesso empresarial não consiste em fazermos nós próprios o trabalho, mas sim em saber identificar a pessoa mais indicada para o fazer”. No epitáfio da sepultura de Carnegie pode ler-se: ”Aqui jaz o homem que soube rodear-se de homens mais hábeis que ele.”
Para finalizar citar o moçambicano Mia Couto: "A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza. Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados. Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego. Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro ou que pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.
Fernando Pereira 5/10/2015

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails