15 de fevereiro de 2019

A FARRA DO INTERIOR / O Interior/ Guarda 14/02/2018





A FARRA DO INTERIOR

Como se previa, aquele movimento de valorização do interior de Portugal foi mais um nado-morto. Mediaticamente foi um arranque medíocre, mas de na realidade foi a única coisa que as pessoas, com memória, ainda se vão lembrando cada vez mais a espaços.
                Para ajudar a esta festa de cinismo politico elevado ao coeficiente mais alto, o governo resolveu instalar uma Secretaria de Estado em Castelo Branco, com o propósito de melhor “ se conhecerem os problemas do interior e poder haver uma resposta rápida para os mesmos”!  Como bem escreveu Lampedusa, “É preciso que alguma coisa mude, para que tudo fique na mesma”.
                O governo, com a pompa e circunstancia habitual nestes eventos, veio a terreiro divulgar a disponibilidade para entregar às autarquias um conjunto de estruturas e serviços a saírem da administração central. Quiseram promover a “regionalização da tesura”, tentando replicar pela via administrativa o que os portugueses rejeitaram em referendo há uns anos, num contexto de desinformação e com vergonhosas falácias, que levaram ao resultado que os centralistas de Lisboa e Vale do Tejo sempre desejaram, que foi ter o País a seus pés. Só não conseguiram os seus intentos de dar novas atribuições porque o outro envelope, o principal, está vazio!
                Como é evidente, o interior de hoje é bem diferente do de há 44 anos, quando fizemos as campanhas de dinamização do MFA, e se iniciou o Serviço Médico à Periferia, embrião de um SNS todos os dias violentado por muitos que desejam a “liberalização” da saúde!
                O interior há muito que é olhado como um enfado pelos que nos governam, e até pelas oposições, para quem Portugal é pouco mais que a Grande Lisboa! Houve alguém que terá dito: “Em tempos de crise, para que os vossos sapatos durem mais, deem passos maiores”. É de um tempo que vai sendo cada vez mais repetido!
                Em 1965, o Subsecretário de Estado do Tesouro, Ricardo Faria Blanc teve que substituir Ulisses Cortês ao tempo Ministro das Finanças, então doente, na preparação da Lei de Meios e do Orçamento para 1966. Apercebe-se de uma verba irrisória para “os melhoramentos rurais”. Convencido que estava que devia ser triplicada essa verba, já que iria melhorar o interior do País, levou a proposta a Oliveira Salazar.  Com aquele ar sinistramente cético Salazar pergunta: - “Mas ao certo, o que é que o senhor tem em vista? O Subsecretário responde: - “Bom trata-se de modernizar mais depressa as terras do interior, levando-lhes benefícios do progresso: canalização de água em casa, eletricidade, telefone, eliminação das fontes de chafurdo, etc., etc.”. Salazar pergunta-lhe de chofre: - “O Senhor donde é natural?”. - “Sou de Azeitão, Sr. Presidente, aqui a dois passos de Lisboa”. – “Pois então não tem terra. O senhor não conhece o interior de Portugal. Sabe? As pessoas que ali vivem estão muito arreigadas às suas tradições e modo de vida seculares. Se lhe levamos o progresso de repente, perturbaremos gravemente os seus equilíbrios naturais. Por exemplo se acabarmos com as fontes e lhe levarmos a água a casa, as mulheres já não terão de ir todas as manhãs com o cântaro à fonte: como é que elas hão-de poder pôr a conversa em dia umas com as outras?”. Claro que não houve reforço de verba nenhuma!!
                Este diálogo mostra bem como há décadas se trilham e retrilham os   sórdidos caminhos do Interior pelo poder instalado em Lisboa, engordado pelos que para lá vão.
                “Tudo é velho onde fui em novo” Álvaro Campos.
Fernando Pereira
8/2/2019
               

Related Posts with Thumbnails